CI

Projeto Monitor do Seguro Rural analisa opções para aquicultura

Participaram do encontro produtores rurais e representantes dos setores público e privado, além de seguradoras


Foto: Pixabay

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na sexta (28), de uma reunião virtual do projeto Monitor do Seguro Rural para discutir e avaliar produtos e serviços de seguro disponíveis para o setor aquícola.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a CNA e outras entidades do setor. Participaram do encontro produtores rurais e representantes dos setores público e privado, além de seguradoras.

“É um anseio antigo ter o seguro aquícola totalmente funcional no Brasil. Ainda vejo alguns desafios para a sua implementação, mas o setor está maduro para usar mais essa política agrícola do nosso país”, afirmou presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Eduardo Ono.

O secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, destacou que o Brasil é o maior detentor de recursos hídricos do mundo e tem um potencial muito grande para crescer nesse setor.

“A aquicultura é a saída para termos uma superprodução de peixes. É um projeto embrionário, mas a pujança e o potencial do setor demonstram que a iniciativa vai evoluir e alçar grandes voos”, declarou.

O diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Pedro Loyola, no entanto, avalia que o seguro rural aquícola é um “produto complexo” e precisa de debates para ser aprimorado.

Durante a videoconferência, a Fairfax Brasil Seguros Corporativos Brasil apresentou um modelo de seguro aquícola para os participantes. A palestra abordou pontos como objetivos do produto, sistemas cobertos, base de valoração, franquias e requerimentos para contratação, entre outros.

A reunião também contou com a participação do coordenador-geral de Seguro Rural do Mapa, Diego Almeida, do diretor do Departamento de Desenvolvimento e Ordenamento da Aquicultura, Mauricio Nogueira da Cruz Pessoa, além das assessoras técnicas da CNA Carolina Yuri Nakamura e Ana Lígia Lenat. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.