CI

Projeto no interior de Minas é referência de sucessão familiar

A união do trabalho da Emater-Andradas e dos jovens da associação resultou em conquistas importantes


Com espírito empreendedor e desejo de ampliar o que foi iniciado pelos pais com o manuseio da terra, um grupo de 23 jovens de Andradas, que fica no interior do Sul de Minas, investiu na produção de café. Com o apoio do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) no município, eles se integraram no projeto “Sucessão Familiar no Bairro Serra dos Lima”, que virou referência no estado. “A gente queria algo que não nos tirasse daqui para ir tentar oportunidade na cidade. Desenvolver o que já tínhamos, trabalhar pra si e gerar lucro era um sonho. Isso se tornou realidade com a ajuda Emater e a vida mudou”, conta a coordenadora Micheli Crochiquio Valin, de 22 anos.

Um dos grandes desafios atuais da agricultura, a permanência dos filhos no campo, foi identificado no assentamento no início do trabalho de Ater. A cafeicultura já era realidade na Associação Moradores do Bairro Serra dos Lima, onde moram 45 famílias. Micheli Valin explica que os colegas agora estão gostando de ficar no meio rural, graças às visitas de extensionistas que foram fundamentais ao longo do processo.  

A união do trabalho da Emater-Andradas e dos jovens da associação resultou em conquistas importantes. Eles venceram uma chamada pública da Fundação Banco do Brasil (FBB), direcionada para beneficiar assentamentos que tivessem jovens rurais atuantes. Propuseram um projeto que foi selecionado pela FBB, que investiu R$ 195.278 para a compra do material. Sala de provas de café (mesa para classificação, medidor de umidade e jogo de peneiras), máquina beneficiadora de café ambulante, trator, balança, e máquina de café expresso, torrador metálico e caminhão usado foram adquiridos.

Em contrapartida, os agricultores rurais tiveram que dar no mínimo 2% do valor total do projeto e também arcar com o restante de despesas. Foram rateados R$ 10.000 entre os associados interessados no trabalho, oferecida a associação como empréstimo, e estão sendo realizadas festas para arrecadar ainda mais verbas.

Além do material, o grupo também ganhou um dia de campo sobre crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com exposição de equipamentos agrícolas na comunidade e a participação de dois jovens do projeto na oficina de Diagnóstico da Juventude Rural do Sul do estado de Minas Gerais, realizado em Alfenas, pela Emater-MG.
 
Premiação 
 
Além de melhor a perspectiva destes jovens e de suas famílias, esse trabalho ganhou o Destaque MelhorAção, uma iniciativa da Emater-MG, que tem o intuito de valorizar a atuação dos funcionários em projetos que alcançaram resultados significativos na rotina da comunidade. Com objetivo de disseminar conhecimento e promover a troca de experiências, os extensionistas vencedores recebem uma viagem para conhecer um trabalho parecido com o que desenvolvem.

 Na opinião das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, o prêmio é estimulador para todos os envolvidos. As extensionistas explicaram que o resultado do sucesso na propriedade foi a maior integração de todos com o empoderamento dos mais novos e, consequentemente das famílias. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho e surpresos com o primeiro lugar, porque temos outros colegas que realizam um ótimo trabalho de extensão rural pelo estado. Mas o principal foi que essa premiação reforçou para os jovens e todos da associação a importância e abrangência do projeto no qual estão inseridos”, disse Maria Neuza de Carvalho, uma das integrantes da equipe premiada. Berenice de Queiroz, colega de Maria Neuza, ressaltou que esse fortalecimento possibilita maior visibilidade da comunidade, acesso ao mercado e novas parcerias: “Além disso, elevou a renda daquelas famílias.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.