CI

Projeto piloto do programa de pecuária sustentável será desenvolvido

A meta é treinar de 200 a 250 produtores nos sete municípios


Dirigentes de Sindicatos Rurais de Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel participaram, nessa terça-feira (23-11), na sede da Farsul, de reunião de apresentação do Projeto Pampa. Também estavam presentes representantes da Farsul, Senar-RS, UFRGS, Apropampa e Alianza Del Pastizal. O projeto piloto com recursos do Banco Mundial via Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio) será desenvolvido nos sete municípios, incluindo Rosário do Sul, com objetivo de estimular a pecuária de corte sustentável como forma de conservação do Bioma Pampa e sua paisagem. O Banco Mundial repassará R$ 2 milhões a fundo perdido e haverá contrapartida dos produtores no valor de R$ 6 milhões por meio de convênio com o Banco do Brasil. Para se enquadrar no projeto, o produtor precisa ter no mínimo 50% de campo nativo.

O Senar-RS fará o treinamento dos técnicos com base na cartilha de práticas sustentáveis para o Bioma Pampa que será elaborada com apoio da Embrapa e UFRGS. A meta é treinar de 200 a 250 produtores nos sete municípios.

O consultor da Farsul na área de pecuária de corte, Fernando Adauto, disse que os investimentos serão feitos mediante diagnóstico técnico com acompanhamento mínimo de três anos. Para ele, o ponto forte do projeto é a assistência técnica que possibilitará aumentar a produtividade da pecuária conservando o campo nativo e mantendo a atividade na região.

A intenção é terminar 2011 com o projeto operando. O prazo para utilização dos recursos a fundo perdido termina em 2013.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – Farsul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.