Projeto piloto é apresentado em Fórum do Solo e Água em Porto Alegre
CI
Agronegócio

Projeto piloto é apresentado em Fórum do Solo e Água em Porto Alegre

Por: -Admin

Nesta quinta-feira (22-04), foi apresentado o projeto Gestão de Solo e de Água em Agricultura Conservacionista no Rio Grande do Sul ao Fórum Estadual de Solo e Àgua, que teve como local a Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. O projeto abrangerá as regiões Fisiográficas Planalto Médio e Serra do Sudeste e contará com ações específicas de transferência de tecnologia em duas microbacias hidrográficas de referência.

Uma localizada na Região Hidrográfica do Guaíba - Bacia Hidrográfica Alto Jacuí – no município de Vitor Graeff e outra na Região Hidrográfica Litoral – Bacia Hidrográfica Camaquã, em Piratini. Já estão disponíveis R$ 450 mil do Estado para as ações que devem durar dois anos.

Segundo o pesquisador da Embrapa Trigo e coordenador adjunto do Fórum, José Eloir Denardin, o projeto foi gerado a partir de discussões propiciadas pelo Fórum em que reúne empresas de ensino, pesquisa e extensão rural. “O principal objetivo desse projeto piloto nessas duas microbacias é avaliar o impacto ambiental e a qualidade da água, tornando-as referência” salientou Denardin.

O projeto foi proposto pela Emater/RS-Ascar e contou com a colaboração da Embrapa Trigo, Crea/RS, UFRGS, UPF, Prefeituras de Vitor Fraeff e Piratini, Cotrijal e Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas. Os recursos serão usados na capacitação de técnicos atuantes nas microbacias, na orientação e assistência aos agricultores proprietários de áreas agrícolas no entorno das microbacias, na avaliação dos efeitos das práticas de saneamento do espaço rural, na melhoria da qualidade do solo e da água e na difusão dos processos de saneamento do espaço rural às famílias das regiões em questão.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink