CI

Projeto quer Brasil como maior produtor de cacau do mundo

Câmara dos Deputados debate Política de Incentivo para retomada do setor


Foto: Pixabay

O Brasil, que já foi o maior produtor e exportador, hoje é o sétimo produtor e grande importador. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta safra a estimativa de produção encontra-se em 269,1 mil toneladas, declínio de 1,5% em relação ao mês anterior.

O Pará e a Bahia, maiores produtores do produto, devem responder por 93,0% da produção nacional este ano. No Pará, a estimativa da produção encontra-se em 144,2 mil toneladas. Na Bahia, a estimativa da produção foi de 106,0 mil toneladas, queda de 3,6% em relação ao mês anterior, devido às reavaliações na área cultivada e no rendimento das lavouras que decresceu 2,7%. Em relação ao ano anterior, a produção brasileira de cacau encontra-se 4,1% menor, havendo declínios de 0,3% no Pará e de 10,1% na Bahia.

Um projeto que está na Câmara dos Deputados busca retomar o protagonismo do cacau no país. Nesta sexta-feira (11) a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural  promove uma audiência pública sobre o tema "Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade".

Representantes do setor e parlamentares buscam debater o Projeto de Lei 4107/19, de autoria do senador Angelo Coronel (PSD-BA), já aprovado no Senado, e que quer promover a produtividade, industrialização e comercialização do cacau em maior escala. O PL cria a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, incumbida da elaboração e implementação do planejamento estratégico quinquenal do cacau. Além de estimular a pesquisa e a produção sustentável, a proposta amplia o crédito para a industrialização e a comercialização do cacau de categoria superior.  Hoje apenas 5% da produção é de cacau de qualidade.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.