CI

Projeto Transformar capacita jovens do Norte de Minas

Jovens de oito comunidades participaram do treinamento em Glaucilândia


Jovens de oito comunidades participaram do treinamento em Glaucilândia

O Projeto Transformar capacitou 35 jovens do município de Glaucilândia, Norte de Minas. O curso teve carga horária de 70 horas com destaque para a geração de renda e preservação ambiental. O Transformar é uma iniciativa da Emater-MG e tem como objetivo a capacitação de jovens rurais.


Jovens de oito comunidades participaram do treinamento. O curso abordou diversos temas, como associativismo, juventude rural, meio ambiente, crédito rural, segurança alimentar e nutricional, apicultura, artesanato, gestão da propriedade rural, bovinocultura de leite, avicultura de corte e postura, olericultura e fruticultura.

“A equipe do escritório da Emater-MG em Glaucilândia fez uma reunião para a mobilização dos interessados e no ato da inscrição cada um sugeriu cinco temas. Os mais votados foram realizados”, explica o extensionista Antonio Dumont.

Em todos os temas trabalhados foi apresentada uma experiência de sucesso. Os jovens também participaram de visitas técnicas em propriedades dos municípios de Montes Claros e Francisco Dumont.

Além disso, os jovens realizaram atividades voltadas para a preservação ambiental, como marcação de terraços, construção de terraços com trator e tração animal, produção de composto orgânico, produção de mudas nativas e construção de bacia de captação de águas pluviais e de enxurradas.


De acordo com Antônio Dumont, o curso teve resultado positivo. “Os jovens tiveram oportunidade de estar adquirindo conhecimentos em diversas áreas que geram renda para a família e estimulam a preservação ambiental”, diz.

Projeto Transformar

Entre 2006 e 2011, o Projeto Transformar capacitou 7.221 jovens. Segundo a gestora estadual do projeto, Maria Helena Silva, a meta para 2012 é capacitar 900 jovens. Ao participar do Transformar, o jovem está apto a construir um projeto e se candidatar à linha de crédito Pronaf Jovem para montar o seu empreendimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.