CI

Pronaf alavanca produção de agroindústria gaúcha

O Pronaf é executado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead)


“Graças ao crédito pude comprar equipamentos que facilitaram minha vida e melhoraram minha produção”. Esse é o relato da agricultora Mirian Rozane Britto da Costa, de 53 anos, beneficiária do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que já colhe os frutos do investimento. Foi com o apoio do Programa que Mirian conseguiu comprar maquinários, caminhonete e insumos que deram independência para a produção e estruturaram a agroindústria da família, a Figueira do Prado, em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul.
 
Mirian conseguiu agilidade, aumentou a plantação e, consequentemente, os sonhos. Ela e o filho investem no setor desde o ano 2000 e a lista de produtos só cresce: doces cremosos, conhecidos na região como Schimiers, sucos de frutas tradicionais e típicas da região, como butiá, ananás e araçá. “Agora consigo me deslocar e não dependo mais de ninguém para levar meus produtos para onde quero. Tenho a minha independência para entregar as merendas escolares e outras encomendas”, conta a agricultora.

O Pronaf é executado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e possui taxas de juros diferenciadas. Leia sobre a política aqui

Expansão

Com a produção indo bem, cada dia maior, Mirian buscou outros meios de dar vazão aos alimentos. Um deles foi o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Figueira do Prado é responsável pela oferta de doces e sucos para cinco escolas das redes municipal e estadual do município de São Lourenço do Sul. Todos os produtos têm ainda o Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). “Antes, era impossível de se produzir sem o uso de venenos. Hoje isso mudou. Toda a nossa estrutura melhorou e, agora, conseguimos dar prioridade para o orgânico”, comemora.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.