CI

Pronatec Campo abre quatro mil vagas no Rio Grande do Sul


O Rio Grande do Sul terá aproximadamente quatro mil vagas, distribuídas em cerca de 80 cursos, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo). As atividades do programa para o ano de 2013 no estado serão lançadas pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, na sexta-feira (15), às 14h, em Porto Alegre. O evento terá a presença do governador gaúcho, Tarso Genro, e do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MDA), Carlos Guedes.


Criada em 2011, pelo Governo Federal, a iniciativa – cujas inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Delegacia Federal do MDA no estado – conta com o apoio do MDA para elevar a educação e qualificar a formação de jovens e adultos, com oferta de cursos profissionalizantes e tecnológicos.

O número de quatro mil vagas para os cursos é mais do que o dobro do que foi oferecido no estado em sua primeira fase (1.720 vagas) e é quase 50% superior em relação ao total de cursos de 2011. Naquele ano foram 56 cursos que beneficiaram agricultores rurais de mais de 30 municípios.

Também estarão presentes na solenidade de lançamento o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do estado (SDR/RS), Ivar Pavan, e a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Cláudia Schiedeck Soares de Souza.

O lançamento ocorrerá durante o Seminário Estadual do Pronatec Campo, que em sua programação terá ainda três palestras sobre o Programa. A primeira, às 9h, abordará o funcionamento do comitê estadual do Pronatec Campo no Rio Grande do Sul. O assunto será debatido pelo delegado federal do MDA no estado, Marcos Carlos Regelin, e pela coordenadora-geral do Pronatec no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Tânia Aiub.

A experiência dos movimentos sociais em educação do campo será o tema da segunda exposição, que terá início às 10h30, com a participação de entidades representativas de agricultores familiares. Às 15h30, o diretor do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead/MDA), Roberto Nascimento, concederá uma palestra sobre a educação no campo.


Agenda
Antes de lançar o Pronatec, o ministro Pepe Vargas participará do ato solene que iniciará a 10ª Colheita do Arroz Agroecológico, tradicional evento que marca a safra do produto nos assentamentos gaúchos. A cerimônia será realizada no assentamento Filhos de Sepé, no município gaúcho de Viamão, às 11h. O presidente do Incra acompanhará o ministro.

A safra deste ano é formada por 439 famílias de 24 assentamentos, localizados em 15 municípios. Reunido, o montante representa aproximadamente 3,4 mil hectares cultivados do grão de maneira agroecológica. A expectativa para esta safra é colher cerca de 290 mil sacas de arroz, o equivalente a 14,5 mil toneladas. O assentamento Filhos de Sepé produz arroz orgânico desde 2002. E o produto já é comercializado em várias redes de supermercados da região.

No sábado (16), Pepe Vargas visitará a 5ª Mostra Flores da Cunha e a 2ª Feira Agroindustrial, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Flores da Cunha (RS).

Pronatec
O Pronatec Campo está inserido no Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, nos recursos voltados para a juventude rural, como o Pronaf Jovem, e as chamadas públicas voltadas para essa parcela da população. Até o Plano Safra 2012/2015, o programa prevê a oferta de 120 mil vagas em todo o País.

Serviço
Lançamento do Pronatec Campo Rio Grande do Sul
Data: 15 de março (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório da Emater, Rua Botafogo, 1051, Bairro Menino Deus, em Porto Alegre (RS).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.