CI

Propriedades vencedoras do Prêmio Sistema Famato em Campo serão divulgadas amanhã

Nesta sexta-feira (02/12), os produtores rurais de MT irão conhecer os cases de sucesso da 2ª edição Prêmio Sistema Famato em Campo

Nesta sexta-feira (02/12), os produtores rurais de Mato Grosso irão conhecer os cases de sucesso da 2ª edição Prêmio Sistema Famato em Campo realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O diferencial desta edição é premiar fazendas que são referência em desenvolver sistemas com integração de culturas diversificadas, ao contrário do ano passado cujo foco foram as propriedades com pecuária de corte. A divulgação será no auditório do Senar-MT, a partir das 13h30.
 
O Prêmio Sistema Famato em Campo tem o objetivo de identificar iniciativas inovadoras da produção rural em Mato Grosso. Neste ano serão apresentadas fazendas que desenvolvem atividades diversificadas que se interagem com a agricultura, pecuária, floresta plantada e agroindústria. A iniciativa proporciona reconhecer as estratégias bem-sucedidas nas cadeias produtivas do agronegócio. A ideia é que essas fazendas sirvam de estímulo e espelho para outras propriedades, contribuindo, portanto, com a missão da Famato em colaborar com o desenvolvimento da agropecuária do estado.
 
“Com este prêmio, queremos evidenciar essas fazendas para que elas se tornem referências para outras propriedades rurais, pela diversificação, empreendedorismo, criatividade e competência na execução dos trabalhos”, destacou o gestor do Núcleo Técnico da Famato, Guto Zanata. 
 
As fazendas foram avaliadas pela comissão técnica do prêmio, obedecendo os critérios de boas práticas agropecuárias, tecnologias utilizadas no sistema de produção, gestão e governança social e ambiental. Entre as sete finalistas, duas serão escolhidas para que seus representantes participem de uma Missão Técnica para o exterior em 2017.
 
1ª edição – Em 2015, a iniciativa premiou propriedades referências em pecuária de corte. Das sete finalistas, duas foram selecionadas para representar Mato Grosso no evento Cattlemen’s Day na Universidade Estadual do Kansas, nos Estados Unidos. As fazendas escolhidas foram a Boqueirão, de Santo Antônio de Leverger, e Vale Verde, de Nova Bandeirantes.
 
A Missão Técnica levou para os Estados Unidos 26 pessoas entre produtores rurais, técnicos e colaboradores do Sistema Famato/Senar. Além da apresentação dos cases de sucesso na Universidade, o grupo visitou o Departamento da agricultura dos EUA (USDA), a Federal Farm Bureau (semelhante à CNA no Brasil), propriedades de pecuária de corte, confinamentos e outros.
 
A Famato, entidade de classe que representa 90 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, desenvolve ações institucionais que garantem que a voz do produtor rural seja ouvida em diferentes instâncias. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, SENAR-MT, Sindicatos Rurais e o Imea. Quer saber mais sobre nossas ações? Acompanhe nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #OrgulhodeSerAgro #SistemaFamato #Famato.
 
Confira a programação:
 
13h30    Prêmio Sistema Famato em Campo – reconhecendo Mato Grosso como expoente na produção agropecuária
Rui Prado, presidente do Sistema Famato; Guto Zanata, gestor do Núcleo Técnico da Famato; Paulo Carvalho, proprietário da Natural Beef
14h       Apresentação dos cases inscritos na edição 2016
15h       Intervalo
15h30    Apresentação dos cases inscritos na edição 2016
16h15    Premiação
 
Serviço:

2º Prêmio Sistema Famato em Campo
Data: 02/12 – sexta-feira
Horário: a partir das 13h30
Local: Auditório do Senar-MT

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.