CI

Protesto de agricultores pode mudar agro europeu

Eleições do Parlamento acontecem esse ano


Agricultores estão preocupados com as demandas da UE Agricultores estão preocupados com as demandas da UE - Foto: Pixabay

A paisagem agrícola europeia está em ebulição, com agricultores expressando seu descontentamento através de demissões e protestos que reverberam por todo o continente. Esta crescente revolta não apenas ameaça redefinir a produção de alimentos na Europa, mas também lança sombras sobre os objetivos climáticos e a coesão política do bloco.

À medida que as eleições para o Parlamento Europeu se aproximam em junho, a agitação nas fazendas está moldando a paisagem política, minando a unidade europeia e alimentando o ímpeto da extrema-direita. Os agricultores, enfrentando desafios existenciais, estão no epicentro desta turbulência, com bloqueios de estradas e protestos ecoando nas capitais europeias.

As demandas da UE por redução do uso de pesticidas e fertilizantes, juntamente com a importação de produtos agrícolas mais baratos da Ucrânia, estão exacerbando as preocupações dos agricultores com a concorrência desleal e os custos crescentes. Enquanto isso, cortes nos subsídios agrícolas estão pressionando os produtores a adotar práticas mais sustentáveis.

Na Alemanha, agricultores atacaram eventos do Partido Verde, enquanto na Espanha, produtos importados foram destruídos em protesto contra a competição desleal. Os agricultores poloneses também estão expressando indignação contra a concorrência ucraniana.

Na França, o epicentro da agricultura europeia, a frustração atingiu um ponto de ebulição. Os agricultores expressaram sua raiva durante a visita do presidente Macron à Feira Agrícola de Paris, destacando os obstáculos regulatórios que enfrentam diariamente.

Perto das eleições, os partidos de extrema-direita estão capitalizando essa raiva, retratando-a como uma luta entre elites urbanas e agricultores locais, entre tradições nacionais e globalização. A Política Agrícola Comum (PAC) tem sido a espinha dorsal da Europa unida por mais de seis décadas. No entanto, o descontentamento dos agricultores está desafiando essa coesão.

Enquanto isso, os governos respondem à crise agrícola na Europa adiando regras ambientais e cancelando aumentos de impostos sobre o gasóleo para veículos agrícolas na França. A França também bloqueou um acordo com o Mercosul, criticado por agricultores pela concorrência desleal. Os próximos passos, segundo o The New York Times, que divulgou essas informações, podem pautar um novo modo de pensar a agricultura.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.