Próxima safra pode ser até 9% maior do que a atual, diz Stephanes

Agronegócio

Próxima safra pode ser até 9% maior do que a atual, diz Stephanes

Stephanes disse que a produtividade deve aumentar em 3%, mas também haverá aumento de área
Por:
1233 acessos

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse nesta quinta-feira (6) que a safra de grãos 2009/2010 pode ser até 9% superior à que está terminando de ser colhida.

Segundo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2008/2009 deve ser de 134,49 milhões de toneladas. Stephanes disse que a produtividade deve aumentar em 3%, mas também haverá aumento de área e, se o clima se mantiver estável, as perdas serão menores do que as verificadas no ciclo que se encerra.

“Deve haver um crescimento da produção de 7% a 9% e, aí, se compensam as perdas causadas pelas questões climáticas”, afirmou. Segundo o ministro, a primeira pesquisa de intenção de plantio será divulgada apenas no início de outubro, mas com as indicações que o governo já tem - de aquisições de sementes e fertilizantes e de decisões de investidores - pode se afirmar que haverá um ligeiro aumento na área plantada.

As alterações mais claras da safra que se encerra para a que se inicia são o aumento da área plantada com soja e a diminuição do plantio de milho. Segundo o ministro, apesar do grande estoque de passagem e da produção recorde de milho este ano, que fizeram com que o preço do cereal sofresse uma grande queda, a situação é preocupante.

“Preocupa porque o milho é uma matéria-prima fundamental para a indústria de frango e a de suínos, principalmente”, avaliou Stephanes. Este ano, o governo realizou vários leilões de apoio ao escoamento do milho produzido, principalmente, no Centro-Oeste. Na próxima semana, deve ocorrer mais um leilão, que, além dos produtores de Mato Grosso e do Paraná, deve beneficiar também agricultores baianos.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink