CI

Próxima safra terá novo modelo de financiamento

De acordo com o ministro da Agricultura, um grupo discute maior segurança contra questões climáticas e variações de preços


O ministro da Agricultura Reinhold Stephanes voltou a afirmar nessa segunda-feira (22), em Londrina, que o governo federal já estuda um novo modelo de financiamento agrícola. O grupo - formado por técnicos dos ministérios da Agricultura e da Fazenda, do Banco do Brasil e do Banco Central - discute maior segurança contra questões climáticas e variações de preços. "É uma política mais agressiva, mas não é fácil. Estamos atentos a esses problemas e para a próxima safra teremos novidades", disse, durante lançamento do Plano Agrícola e Pecuária (PAP) 2009/10.

Sobre os recursos de R$ 107,5 bilhões destinados ao PAP, Stephanes disse que a liberação ocorrerá "quase imediatamente", uma vez que já houve aprovação do Conselho Monetário Nacional. O valor é 37% maior do que o liberado para a safra anterior. Ele lembrou que o lançamento de um PAP ocorre no Paraná pela segunda vez (no ano passado o plano foi lançado em Curitiba) porque o governo valoriza o Estado, maior produtor do País e que com apenas 2% da área do território nacional responde por 25% da produção agrícola nacional.

"O setor agrícola é o mais dinâmico para sair da crise. Os produtores mesmo com crise, queda de preços, problemas climáticos continua plantando", disse o ministro. Segundo ele, de janeiro a abril as exportações do agronegócio cresceram em volume e em valores. Outro ponto positivo a favor da agropecuária é a geração de empregos. O presidente Lula citou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, de maio, que mostram a criação de 131 mil empregos, dos quais 53 mil são da agricultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.