Publicação aborda Plantio Direto em Hortaliças
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Divulgação Epagri

LIVRO

Publicação aborda Plantio Direto em Hortaliças

A linguagem é simples e produtor pode baixar gratuitamente
Por:
518 acessos

O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) é difundido como uma transição da agricultura convencional para a agroecológica, ele permite reduzir o uso de agrotóxicos e adubos altamente solúveis até eliminá-los das lavouras.O sistema prevê uma série de práticas conservacionistas. A principal é a proteção permanente do solo com palhada, utilizando plantas de cobertura para formar biomassa. Além dessas plantas, conhecidas como adubos verdes, são mantidos na área de plantio os restos vegetais de culturas anteriores. Cada hectare de horta precisa de, pelo menos, 10 toneladas de palha por ano. O revolvimento do solo é restrito à linha de plantio e, nessa área, o olericultor deve praticar rotação de culturas.

Pesquisadores da Epagri acabam de publicar uma obra que pretende auxiliar o produtor a conhecer e adotar o SPDH. Com conteúdo científico mas linguagem simples, o livro Sistema de Plantio Direto de Hortaliças: método de transição para um novo modo de produção. Entidades de pesquisa catarinense vem trabalhando o assunto há 30 anos e esperam ajudar na produção sustentável de alimentos e, ao mesmo tempo, rentáveis ao produtor.

São 428 páginas, divididas em cinco seções que indicam os seguintes assuntos: eixos político-pedagógico e técnico-científico; promoção da saúde do solo; promoção da saúde de planta; preparando o ambiente para o cultivo das plantas e cultivando plantas. A obra tem como autores um coletivo de profissionais do Brasil e do exterior que trabalham com o SPDH, os quais trazem exemplos das principais culturas trabalhadas com o método, como hortaliças e frutas.

O download pode ser feito de forma gratuita neste link.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink