Publicação da Embrapa faz resgate histórico

Agronegócio

Publicação da Embrapa faz resgate histórico

Obra é voltada para jovens alunos de ciências agrárias
Por: -Rita Comini
863 acessos

Editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), a publicação Novos ângulos da história da agricultura no Brasil reúne os principais marcos que determinaram o desenvolvimento da agricultura do Brasil. Para contar a história de uma maneira leve e moderna, os autores pesquisadores Francisco Reifschneider e Gilmar Henz, contaram com a colaboração de Carlos Ragassi (analista da Embrapa Hortaliças), Uander dos Anjos e Rodrigo Ferraz (estagiários da Unidade). Tudo para produzir uma obra especialmente voltada para jovens alunos de ciências agrárias, já acostumados ao dinamismo e à objetividade da tecnologia digital, sem deixar de atrair a atenção e a curiosidade de todos os demais públicos.

Segundo a gerente-adjunta de Projetos Editoriais da Embrapa Informação Tecnológica, Mayara Rosa Carneiro, a obra tem uma proposta diferente da maioria das publicações técnico-científicas editadas na Unidade. "Não poderíamos ser tão rígidos no padrão de editoração da Embrapa, porque se trata de uma obra especial, que conta a história da agricultura contextualizada com a história da pesquisa na Embrapa", explica.

Composto por 112 páginas, divididas em duas partes, o livro começa com um infográfico cronológico que se desenrola a partir do ano 10.000 a.C., quando foram registrados os primeiros indícios da presença humana no Planalto Central. A partir daí, tudo foi uma sequência de eventos, desde o descobrimento do Brasil, o início do ciclo do pau-brasil, o primeiro engenho de cana, a introdução de bovinos, os primeiros relatos da degradação ambiental, a mineração, a criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o ciclo da borracha, a imigração japonesa, o ciclo da soja até a criação da Embrapa e do Proálcool, o uso dos marcadores moleculares em plantas, a liberação do comércio da soja transgênica e o embate entre agricultura e meio ambiente, envolvendo o Código Florestal.

Novos ângulos da história da agricultura no Brasil pode ser adquirido por R$ 48,00 na página eletrônica www.embrapa.br/liv, pelo telefone +55 (61) 3448 4236, pelo fax +55 (61) 3448 2494 e pelo e-mail vendas@sct.embrapa.br. O atendimento da Livraria Embrapa é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Embrapa Informação Tecnológica, localizada no Parque Estação Biológica Av. W3 Norte (final) Brasília/DF CEP 70 770-901.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink