Publicações trazem resultados de pesquisas sobre o bioma Caatinga
A Caatinga é um dos ecossistemas brasileiros mais impactados pela atividade humana

A Caatinga é um dos ecossistemas brasileiros mais impactados pela atividade humana, com dados que apontam 46% de sua área já alterada ou comprometida. Também é considerado um dos biomas menos protegidos do País. Na Embrapa Semiárido, as pesquisas desenvolvidas geram publicações técnicas que ajudam a melhor compreender as interações que ocorrem no bioma e trazem possibilidades para a sua exploração sustentável.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a Caatinga ocupa uma área de aproximadamente de 844 km², o equivalente a 11% do território nacional, estando presente em todos os estados do Nordeste e também em parte de Minas Gerais.
O bioma é exclusivamente brasileiro e rico em biodiversidade, abrigando centenas de espécies de plantas, mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e abelhas. Os conhecimentos gerados pela Embrapa têm sido fundamentais para aumentar a sua preservação, diminuindo os impactos na disponibilidade dos recursos naturais.
Confira algumas publicações com estudos sobre a fauna e flora da Caatinga. Todas elas disponíveis para download:
- Processamento do maracujá-da-caatinga BRS Sertão Forte: elaboração de geléia
- Cultivo de Passiflora cincinnata Mast. cv. BRS Sertão Forte
- Potencialidades do fruto do umbuzeiro para a agroindústria de alimentos
- Comparação de métodos para a determinação da biomassa microbiana do solo com diferentes cultivos no Submédio do Vale do São Francisco
- Cultivo da palma no Semiárido
- Como produzir mudas de umburana-de-cheiro
- Caracterização e usos das espécies da caatinga: subsídio para programas de restauração florestal na Unidades de Conservação da Caatinga (UCCAs)
- Caracterização da vegetação da reserva legal da Embrapa Semiárido
- Espécies melíferas
- Como produzir mudas de alecrim-do-mato (Lippia grata Schauer Verbenaceae)
- Forrageiras indicadas para alimentação animal no Semiárido brasileiro