CI

Publicado Zarc do amendoim e consórcio milho com braquiária

O zoneamento traz indicações de riscos relacionados ao clima que influenciam o desenvolvimento


Foto: Pixabay

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta segunda-feira (18), no Diário Oficial da União mais duas portarias do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), para a próxima safra. Foram indicados os cultivos de amendoim para todas as unidades da Federação e também para o plantio do consórcio milho com braquiária de 1º safra no Distrito Federal e em 14 estados (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Pará, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná).

O zoneamento traz indicações de riscos relacionados ao clima que influenciam o desenvolvimento da cultura como temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, ocorrência de geadas, água disponível nos solos e demanda hídrica das culturas. O objetivo é que o produtor possa identificar a melhor época de plantio, levando em conta a região que está. Além disso é requisito para ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). 

Amendoim

O cultivo de amendoim foi indicado para todos os estados. Atualmente São Paulo é o maior produtor e a cultura vem sendo bastante usada em sucessão, na reforma de canaviais e pastagens.

Milho consorciado com braquiária de 1º safra 

Nesta safra a principal novidade a indicação na região do Matopiba. A associação entre o sistema plantio direto e o consórcio entre culturas anuais e pastagens é uma das opções que apresenta maiores benefícios, como maior reciclagem de nutrientes, acúmulo de palha na superfície, melhoria da parte física do solo, pela ação conjunta dos sistemas radiculares e pela incorporação e acúmulo de matéria orgânica, além de ser mais sustentável em relação ao cultivo convencional.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.