Publicado zoneamento de trigo, cana e feijão

Agronegócio

Publicado zoneamento de trigo, cana e feijão

Confira os municípios aptos no DF, GO, MG, MT, MS, SP, PR, RS e SC
Por: -Leilane Alves
1644 acessos

Brasília – O zoneamento agrícola para orientar o plantio de trigo de sequeiro foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 17 de dezembro. O estudo aponta municípios em condições mais propícias para a cultura no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O trigo irrigado também ganhou normas para o plantio do grão nas mesmas unidades da Federação, com exceção dos estados da região Sul.

Nas áreas tradicionais de cultivo comercial do trigo de sequeiro, os maiores riscos de perda de produção estão relacionados ao excesso de chuva na colheita, temperaturas elevadas e falta de água. O zoneamento identifica os períodos de semeadura do cereal em condições de baixo risco climático

Cana-de-açúcar

Os municípios de Alagoas, Pernambuco e Sergipe que poderão plantar a cana-de-açúcar na safra 2010/2011 também estão listados na publicação desta sexta-feira. A cana no Brasil é destinada, em grande parte, à produção de açúcar e de etanol e, em menor escala, à alimentação animal e fabricação de aguardente. A planta é da família das gramíneas e apresenta alta eficiência de conversão de energia radiante em energia química, quando cultivada em condições de elevada temperatura e radiação solar intensa, associadas à disponibilidade de água no solo.

O Ministério da Agricultura divulgou também a lista de municípios do Rio de Janeiro e do Espírito Santo aptos ao plantio de feijão.

Confira as orientações do estudo nas Portarias nº 440 a 460.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink