CI

Quadrilha furtava soja de vagões da Ferronorte em MT

As diligências iniciaram após denúncia sobre um suposto grupo articulado para subtrair grãos de soja


Cerca de 25 toneladas de soja furtadas foram apreendidas pela Polícia Civil, na tarde desta quinta-feira (16), em Alto Araguaia (415 km ao Sul). A ação de combate à criminalidade na região resultou na prisão de oito pessoas. Além da carga recuperada, o trabalho realizado com apoio da equipe de policiais civis do Núcleo de Inteligência Operacional (NIO) apreendeu três armas de fogo, munições, um caminhão e uma arma faca.

Os detidos - sete homens e uma mulher - foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado. A suspeita responderá também por posse ilegal de arma de fogo e munições. As diligências iniciaram após denúncia sobre um suposto grupo articulado para subtrair grãos de soja, que seriam transportados pela Ferronorte, na região no Sul do Estado.

Conforme apurado, os criminosos ficavam na ferrovia aguardando o momento em que um trem cruza com o outro. Quando a locomotiva carregada para, possibilitando passagem de outro trem, os suspeitos abrem as bicas dos vagões e retiram todo o produto, que logo depois é ensacado e posto para venda. Com base nas informações colhidas, os investigadores conseguiram localizar próximo ao cruzamento da ferrovia 340 sacos de soja embalados e prontos para serem comercializados.

Em um segundo ponto foi localizado mais um montante de 70 sacos do mesmo produto. No terceiro local havia outra pilha com 140 sacos de soja, com as mesmas características. Na sequência dos flagrantes, os policiais civis conseguiram localizar um barração nas margens da BR-364, onde os oito suspeitos estavam com um caminhão carregado com 95 sacos da mesma carga.

A mulher acabou levando os policiais até sua residência, onde foram apreendidos um revólver calibre 38, com seis munições, um rifle calibre 22 e um carregador com 10 munições intactas do mesmo calibre, além de uma espingarda calibre 36. As pilhas de sacos de soja foram apreendidas e os suspeitos conduzidos à Delegacia de Polícia de Alto Araguaia, onde foram interrogados pelo delegado Carlos Roberto Moreira de Oliveira. “Somente esse ano aproximadamente 80 toneladas de soja furtada foram recuperadas no Município”, afirmou o delegado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.