CI

Quais são os caminhos para reduzir desperdício de alimentos?

Conscientização do consumidor em relação ao desperdício de alimentos mais que dobrou nos últimos dois anos


Foto: Divulgação

A conscientização do consumidor em relação ao desperdício de alimentos mais que dobrou nos últimos dois anos, à medida que o aumento dos preços dos alimentos, os desafios da cadeia de suprimentos, a pandemia e as preocupações com a sustentabilidade estão impactando o comportamento do consumidor. 

Conforme o relatório  do Capgemini Research Institute, “Reflect. Rethink. Reconsider. Why food waste is everybody’s problem” (“Reflita. Repense. Reconsidere . Por que o desperdício de alimentos é um problema de todos”)  que entrevistou 10 mil consumidores e executivos de mil grandes organizações de fabricação e varejo de alimentos, 72% dos consumidores estão cientes de seu desperdício de alimentos, em comparação com apenas 33% dos consumidores antes de 2020.

O desperdício de alimentos pode ocorrer por vários motivos:

-Produtos frescos que se desviam de seu estado ideal, por exemplo, em forma, tamanho ou cor, são frequentemente removidos da cadeia de suprimentos durante as operações de classificação.
-Alimentos que estão próximos, no prazo ou além do prazo de validade são frequentemente rejeitados pelos consumidores e/ou descartados pelos varejistas.
-Grandes quantidades de alimentos saudáveis e comestíveis são muitas vezes excedentes às necessidades e posteriormente descartados pelas cozinhas domésticas e estabelecimentos de alimentação.

Hoje já é possível afirmar que os consumidores já estão procurando maneiras de reduzir o desperdício de alimentos. Houve um crescimento de 80% anual nas buscas nas mídias sociais por métodos para aumentar a vida útil dos alimentos. A economia de custos (56%), as preocupações com a fome no mundo (52%) e as mudanças climáticas (51%) são as principais razões que contribuem para isso.

Embora os consumidores admitam sua responsabilidade, com 60% sentindo-se culpados por desperdiçar alimentos, eles também percebem que varejistas e fabricantes de alimentos não estão fazendo o suficiente para ajudá-los a conter essa questão. Quase dois terços (61%) dos consumidores desejam que marcas e varejistas façam mais para combater o desperdício de alimentos e 57% está desapontado, pois sente que as empresas não se importam o suficiente com o tema.

O relatório ainda salienta que, as empresas de alimentos podem educar e apoiar melhor o consumidor. À medida que cresce a conscientização do consumidor sobre a questão do desperdício de alimentos, os varejistas e fabricantes de alimentos devem tomar medidas para conquistar a confiança do consumidor, cita o relatório. Cerca de 91% dos consumidores dizem que estão dispostos a comprar de marcas e varejistas que divulgam informações sobre seu desperdício de alimentos, enquanto 58% aumentará seus gastos com empresas tomando medidas ativas para gerenciar o desperdício de alimentos.

Engajar consumidores e funcionários em iniciativas de gerenciamento de desperdício de alimentos: as organizações podem usar a tecnologia para atrair comportamentos de prevenção de desperdício entre os consumidores, reforçar as iniciativas de conscientização e estimular os funcionários a incentivar o comportamento proativo. Colaborar em toda a cadeia de valor: a implementação e dimensionamento de soluções de tecnologia, como previsão de demanda orientada por dados, monitoramento de temperatura e gerenciamento de estoque, podem ajudar as organizações a maximizar o impacto. Uma cadeia de suprimentos ágil e inteligente com ecossistemas de compartilhamento de dados, maior colaboração em todo o ecossistema pode auxiliar na aceleração da mudança. 

Os dados foram divulgados pela Capgemini.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.