CI

Qualidade ambiental e combate à febre amarela em destaque

O Congresso Nacional de Aviação Agrícola vai até sexta (19), em Cuiabá/MT


Se a segurança foi a tônica da quarta-feira no Congresso Nacional de Aviação Agrícola, a manhã desta quinta teve destaque para a qualidade total nas empresas aeroagrícolas. Inclusive qualidade voltada para a preservação ambiental. A palestra Aperfeiçoamento de pilotos com a qualidade abriu os trabalhos, às 9 horas, a cargo de Gilberto Tadeu Monteiro Ângelo e Bruno Vasconcelos. O primeiro, diretor da Asa Aviação e Serviços Aeroagrícolas (Catanduva,SP), a primeira empresa do ramo no Brasil com certificação de ISSO 14001 (de qualidade total ambiental). Já Vasconcelos é da Sana Agro Aérea Ltda (Leme, SP), a primeira a contar com certificação ISO 9001.

Outro tema da manhã foi o Termo de Cooperação do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As pesquisas para uso de aviões contra larvas do mosquito da febre amarela, contra a ferrugem da soja e sobre a deriva em aplicações foi tratada pelos pesquisadores Fernando Adegas (Embrapa) e Wellington Pereira de Alencar de Carvalho (Sindag).

TARDE
A tarde desta quinta-feira (18) abriu com a palestra sobre Aspectos técnicos e comerciais do avião EMB-202A Ipanema. Neste instante,o engenheiro Lucas Mello de Campos Arruda, da Embraer/Neiva, começou sua palestra.
A segurança voltou a ser tema a partir das 14h15, com o tema Fisiologia de vôo na aviação agrícola, com o primeiro-tenente médico Mauro Pascale, da FAB. Às 14h45,o tema passa a ser Segurança Operacional na Aviação Agrícola, com o tenente-coronel Luiz Carlos Magalhães Bastos, do Seripa 6, da FAB.

Depois,às 15h30 Comparação entre aplicações áreas e terrestres no milho, trigo e soja será o tema abordado pelo professor Walter Boller, da Universidade Federal de Passo Fundo,no Rio Grande do Sul. O penúltimo dia de Congresso de Aviação Agrícola termina com um painel de órgãos regulamentadores do setor. Participarão o presidente do Sindag,Júlio Augusto Kämpf; o diretor do Departamento de Infraestrutura de Logística da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Biramar Nunes de Lima,e o titular da Gerência Geral de Certificação Operacional da Anac, Jefferson de Lucena Costa. A mediação estará a cargo do assessor técnico do Sindag, Eduardo Araújo. As informações são da assessoria de imprensa do Sindag.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.