CI

Qualidade da lã de ovelhas de São Nicolau será avaliada

Emater/RS-Ascar realizou nesta segunda-feira (27/08), a primeira coleta para análise da qualidade da lã do rebanho ovino em propriedade de São Nicolau


A Emater/RS-Ascar realizou nesta segunda-feira (27/08), a primeira coleta para análise da qualidade da lã do rebanho ovino em propriedade de São Nicolau, nas Missões. O trabalho é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), por intermédio do Programa Mais Ovinos.

O material coletado é enviado à Arco, em Bagé. Com a aquisição da máquina OFDA 2000, originária da Austrália, a Associação consegue fazer a análise ótica da fibra e indicar as médias de micras da lã. Com o valor de referência é possível identificar a classificação conforme a espessura da lã, que pode ser Merina, Amerinada, Prima A, Prima B, Cruza 1, 2, 3, 4 e 5, e crioula. ?Essa informação é muito importante para o criador, pois a cotação da lã varia de acordo com sua classificação, em alguns casos podendo chegar ao dobro do preço entre um tipo e outro?, explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, de Santo Antônio das Missões, André Oliveira. O extensionista realizou a coleta de lã de 63 ovinos, entre eles 15 machos e 48 fêmeas, do rebanho da raça Merino Australiano, pertencente ao pecuarista Jorge Antônio Maciel de Trindade. 

Para a realização da coleta, o produtor se cadastrou no Programa Mais Ovinos. Antes da retirada da lã, foi realizada a identificação racial dos animais e a colocação do brinco de indentificação. ?Este trabalho é realizado para que o produtor possa agregar mais valor comercial à lã, uma vez que tem reconhecimento e comprovação da classificação do material. A partir do resultado da análise será possível discutir formas de otimizar as finalidades do rebanho, introduzindo animais mais apropriados para a correção de possíveis deficiências do rebanho?, destaca a extensionista de São Nicolau, Mara Ketzer. 
No Estado, a análise é realizada em quatro raças laneiras, sendo elas, Merino Australiano, Ideal, Corriedale e Romney Marsh. A coleta pode ser efetuada somente por técnicos cadastrados junto à Arco, sendo que na região, três extensionistas da Emater/RS-Ascar atendem a este requisito. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.