CI

Qualidade da maçã atual é a melhor desde o ano 2000

Empresas, produtores e trabalhadores estão na contagem regressiva para o início da colheita


Empresas, produtores e trabalhadores estão na contagem regressiva para o início da colheita da maçã no município de Fraiburgo. Até o dia 25, boa parte dos produtos deve estar madura nos pomares e trabalhadores temporários lotarão os abrigos das empresas que atuam no setor. A colheita se estende até o mês de abril.

O município do Meio-Oeste é responsável por cerca de 40% da produção nacional. No Brasil são produzidas anualmente 850 mil toneladas da fruta, e em Fraiburgo são 300 mil. A safra 2007 deve ser menor que a de 2005, entretanto esse deve ser o ano em que o consumidor vai comer a maçã com a melhor qualidade desde 2000.De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Pérès, um dos fatores que tem contribuído para a produção de qualidade é o clima.

Embora tenha-se registrado perdas com a geada tardia, que veio em setembro, quando já havia ocorrido a quebra de dormência, Pérès avalia que o número de horas de frio foi suficiente para uma fruta boa para o mercado. Foram 640 horas de frio até 7,2º C, e o ideal - mas que não ocorre no Inverno em Fraiburgo - seriam 800 horas.

A destinação deve seguir os padrões dos últimos anos: 75% da produção deve ser consumida no mercado interno, 25%, industrializada e 11% para exportação. O maior mercado no Brasil é São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Conforme Pérès, há pouca interferência da maçã importado, que vem geralmente da Argentina e do Chile, porque é um produto muito caro para os padrões brasileiros.

Nessa semana começam a ser colhidas as maçãs da variedade gala colorida. Em um hectare com 1,5 mil plantas, pertencente a uma empresa, a produtividade deve ser de 35 toneladas.

Manejo adequado traz bons resultados:

Para o supervisor agrícola da área, Alcides Meireles, o resultado expressivo se deve ao manejo, à poda e ao adubamento adequados.

Mesmo o tamanho do terreno sendo pequeno, a produção ainda cobre as despesas. Isso porque, como a gala colorida é uma variedade colhida um pouco antes, a oferta da fruta ainda é pequena no mercado, tornando o valor mais alto. Depois da primeira passada para colheita das frutas nessa semana, ainda estão previstas no orçamento do pomar outras quatro. Nas outras variedades, o clima contribui para a qualidade das frutas. Com sol e água nessa fase, as maçãs ganham cor e tamanho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.