CI

Qualidade do feijão depende de manejo correto

Cuidados com o solo e ervas daninhas devem ser levados em conta


O manejo correto da lavoura e das práticas de produção são fundamentais para a qualidade do feijão, segundo informações divulgadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). De acordo com o pesquisador Irajá Antunes, o feijão é uma planta bastante sensível e não tão resistente a fatores adversos, como clima e manejo. 

“É importante que o agricultor esteja atento ao cultivo do feijão. Primeiramente, para cultivos de primavera, aonde são semeadas (agosto-setembro) as principais variedades produzidas no Rio Grande do Sul, o produtor deve escolher a área adequada para o seu plantio. Esse local deve ser protegido e conter a quantidade ideal de água para o desenvolvimento da planta, pois fatores como a possível ocorrência de frentes frias podem afetar a produção. O cultivo de outras espécies como o milho, por exemplo, também pode servir de barreira natural contra os fatores climáticos”, disse a Embrapa. 

Ele explica também que outro fator bastante importante para o cultivo do feijão são as áreas de solo encharcado, que precisam ser evitadas, já que podem fazer com que a planta não se desenvolva de forma eficiente quando expostas a esse tipo de condição.”. Entretanto, como toda espécie, o feijão precisa de água, principalmente na época de floração e enchimento do grão. O ideal para atender as necessidades do feijão é que, para um ciclo de 2 a 4 meses, houvesse pelo menos 10mm de água por mês”, completa a Embrapa. 

“Em princípio, não pode haver concorrência da planta do feijão com outras espécies até os primeiros 30 dias de plantio do feijão, quando a vagem começa a fechar, já que plantas concorrentes podem impedir o desenvolvimento do feijão”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.