Qualidade do solo ameaça agricultura na Europa

Agronegócio

Qualidade do solo ameaça agricultura na Europa

A agricultura na Europa está ameaçada por causa da deterioração da qualidade do solo, segundo um centro de pesquisa
Por:
28 acessos

A agricultura na Europa está ameaçada por causa da deterioração da qualidade do solo, segundo estudo de um centro de pesquisa da União Européia (UE). Mais de 16% das terras na UE estão afetadas pela degradação do solo. Nos países do leste europeu que entraram na UE, mais de um terço das terras estão afetadas.

Medidas dispendiosas para melhorar a fertilidade do solo aumentam a pressão sobre a chamada Política Agrícola Comum (PAC), o sistema de subsídios para a agricultura da UE, segundo o documento Atlas do Solo da Europa. De acordo com esse estudo, urbanização, mudança de clima, poluição e práticas agrícolas insatisfatórias contribuem para a queda na qualidade do solo.

Chuvas:

No sul da Europa, quase 75% do solo tem um conteúdo de matéria orgânica baixo o bastante para causar preocupação, de acordo com o Atlas. "A agricultura depende de um solo saudável, mas mudanças nas práticas agrícolas, no uso da terra e de clima estão ameaçando a saúde do solo em muitas áreas", disse ao Financial Times Arwyn Jones, pesquisador do Joint Research Centre da UE, centro de estudos que fez o Atlas.

"Como aponta o Atlas, devemos nossa existência a uma fina camada de terra e ao fato de que chove." As principais ameaças ao solo identificadas pelo Atlas são a erosão, uso excessivo de fertilizantes e pesticidas, perda de conteúdo orgânico, poluição da indústria, perda de biodiversidade, salinidade, compactação do solo por máquinas agrícolas, deslizamentos e enchentes.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink