CI

Quão tolerante à seca é a soja?

“Sob as condições europeias, não há dados para apoiar a potencial recuperação"


Foto: Nadia Borges

A mudança climática afeta os padrões de precipitação e a variabilidade na frequência, intensidade, tempo e duração das secas. Isso representa um alto risco para as leguminosas de primavera, como a soja. Ao mesmo tempo, alguns acreditam que as variedades resistentes à seca serão capazes de se recuperar com sucesso da seca. Mas, na verdade, os cientistas verificaram.

“Sob as condições europeias, não há dados para apoiar a potencial recuperação e resiliência de variedades de soja tolerantes à seca após secas episódicas em diferentes estágios de crescimento”, escrevem Moritz Reckling e Heba Elsalahi em um artigo publicado no portal www.legumehub.eu. – Um ensaio de campo foi conduzido com uma variedade representativa de soja tolerante à seca (variedade Acardia) em 2020 e 2021 em solos arenosos na Alemanha usando quatro regimes de água (irrigado, sequeiro, seco precoce e seco tardio).

O estresse hídrico foi simulado cobrindo os locais durante a chuva com coberturas de chuva de tamanho 6 × 6 m nos estágios de vegetação (estágio V) e floração (estágio Fl). A resposta à seca foi quantificada pelos seguintes parâmetros: altura da planta, coeficiente de fluorescência da clorofila (ChlF ratio), teor de clorofila (Chlc) e temperatura da superfície da folha (LST) em vários intervalos de tempo, após a seca simulada até o enchimento das vagens. A produção de grãos e os componentes da produtividade foram quantificados ao final da safra.

Em comparação com as condições de sequeiro, a seca durante o estágio V e estágio F reduziu significativamente a altura da planta e as razões ChlF e Chlc em 20, 11 e 7%, respectivamente, mas aumentou o LST em 21% durante a fase de recuperação. Mas, como tal, não houve recuperação total após a seca, com exceção do índice Chlc após a fase V em 2021, que se recuperou significativamente em 40% no final da safra, indicando uma recuperação parcial da fotoquímica. aparelho. Em particular, nenhuma recuperação de LST foi observada, implicando na incapacidade da soja em restaurar LST dentro da faixa funcional fisiológica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.