CI

Quase dois mil animais foram imunizados contra brucelose em Resende/RJ

Objetivo é aplicar as doses da vacina nas propriedades de pequeno porte


A prefeitura de Resende (RJ), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, realiza a campanha de vacinação contra a brucelose, doença infectocontagiosa que pode ser transmitida entre os animais e deles para o homem. Uma equipe composta por um veterinário e dois auxiliares vem percorrendo as comunidades da zona rural do município com o objetivo de aplicar as doses da vacina nas propriedades de pequeno porte. O trabalho conta com o apoio do escritório local da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), do Núcleo de Defesa Sanitária de Resende e do Sindicato Rural de Resende.

Um dos coordenadores da campanha na cidade, o veterinário da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município, João Ricardo Teixeira Neves, informou que devem ser imunizadas apenas as fêmeas com idade entre três e oito meses. Desde o começo do ano, já foram vacinados 1,5 mil animais e a expectativa é a de que até dezembro esse número chegue a 2,2 mil, todos pertencentes a pequenos produtores.

- A prefeitura está promovendo a vacinação apenas nas pequenas propriedades. Os grandes produtores, cujo rebanho de animais fêmeas nessa faixa etária é formado por mais 800 animais, realizam a imunização com recursos próprios. O rebanho bovino de Resende tem hoje, portanto, aproximadamente, três mil fêmeas, entre três e oito meses de idade - disse João Ricardo, acrescentando que a campanha contra a brucelose é realizada durante o ano inteiro.

A transmissão da brucelose para o homem pode ocorrer pelo contato com material e superfícies contaminadas, ou por meio da ingestão de alimentos. Dessa forma, pela importância fundamental da vacinação na preservação da saúde pública, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) mantém desde 2001 o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.

Os pequenos produtores de Resende que ainda não vacinaram seu gado contra a brucelose podem agendar a visita da equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária pelo telefone 3360-7502. Durante o agendamento, eles precisam informar o nome da propriedade, endereço e o número de animais a serem imunizados. A dose da vacina tem o custo de R$ 2,00 cada.

- Reforçamos o chamado aos produtores rurais sobre a importância da vacinação contra a brucelose, pois ela protege não apenas o rebanho, mas a população em geral. Estamos indo ao encontro dos pequenos proprietários justamente com o objetivo de imunizar todos os animais - falou.

Outras informações sobre esse trabalho podem ser obtidas pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, que funciona no Parque de Exposições, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.