CI

Quebra no feijão pode ser de 30%: Preços vão subir

Paraná é responsável por prover 30 por cento do Feijão produzido na segunda safra


Foto: Pixabay

O Deral-PR (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Agricultura do Paraná aponta uma quebra de 25 por cento na safrinha de feijão até agora, podendo chegar a 30 por cento. De acordo com o Ibrafe (Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses), essa diminuição na oferta vai provocar o aumento dos preços. 

“O Deral é uma das melhores instituições estaduais do setor público nas avaliações de safras de Feijão no Brasil. Normalmente, tem um pequeno atraso em relação ao que está acontecendo no campo, mas fica dentro do razoável para quem busca com cuidado ter todas as informações de todas as regiões produtoras”, explica o presidente do Instituto, Marcelo Lüders. 

Segundo ele, como o Paraná é responsável por prover 30 por cento do Feijão produzido na segunda safra, o impacto no Paraná é considerável no abastecimento. “O Engenheiro Agrônomo Carlos Alberto Salvador, do DERAL, comenta que o déficit hídrico e o frio dos últimos dias podem prejudicar ainda mais o desenvolvimento das lavouras que têm hoje 4% em fase de desenvolvimento vegetativo, 31% em floração, 51% em frutificação e 14% em maturação”, acrescenta. 

Até agora, destaca Lüders, Salvador avalia que foram perdidas cerca de 25 por cento da produtividade que se esperava, ou seja, redução de 25 por cento na estimativa de produção do Feijão em relação ao mês passado, totalizando 97 mil toneladas a menos, e cerca de 1,6 milhões de sacas, das esperadas 491 mil no último levantamento, se espera 394 mil. 

“Portanto, como as condições não têm melhorado, caminhamos para seguramente ultrapassar em muito os 30 por cento de perda. Qual será o impacto? O próprio Engenheiro Agrônomo Salvador não titubeia e arremata: ‘Se tivermos uma safra menor, os preços podem disparar no próximo mês’”, conclui Lüders.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.