CI

Quebras de safra e preço baixo vão reduzir área de trigo para 2016

Análise do engenheiro agrônomo Carlos R. Dellavalle Filho


O engenheiro agrônomo Carlos R. Dellavalle Filho avalia que os baixos preços oferecidos pelo trigo e as dificuldades climáticas enfrentadas no inverno vão levar os produtores a reduzir a área plantada de trigo no ano que vem. “A tendência é só cair, e no próximo ano a maioria já nem vai plantar mais trigo, porque a média vem sendo de uma safra boa a cada cinco anos”, aponta.

“Infelizmente os preços ainda estão baixos esse ano. O preço pago ao produtor deveria ser bem maior do que os atuais patamares”, lamenta ele. “Com uma safra de trigo menor do que a esperada, custos de produção elevados (alta do Dólar pesa diretamente nos insumos), baixa produtividade devido a geada e a qualidade sendo afetada pelas chuvas, têm-se observado lavouras de 18 a 40 sacas por hectare de produtividade e com qualidade inferior a esperada”, explica.

Segundo Dellavalle Filho, “esse ano será a mesma frustração do ano anterior nas colheitas, o que poderá refletir em uma possível redução de área para a próxima safra. A região nordeste do Rio Grande do Sul ainda não terminou acolheita. O tempo colaborou nessa semana, porém a previsão para o final de semana é de chuvas, o que fará com que parem novamente os trabalhos”.

“Esperamos que esse ano as chuvas acima da média repercutam melhor nas culturas de verão, como milho e Soja. Esperamos uma safra ótima de verão, já que a de inverno foi péssima. Essa safra de trigo é para ser esquecida! Esperamos que o prejuízo do trigo, canola sejam recuperadas nas culturas de verão”, conclui o diretor da Deagro Produtos Agrícolas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.