CI

Queda da safra agrícola foi causada por alterações climáticas

O país vive na safra 2004/2005 uma de suas maiores quebras de produção agrícola


O país vive na safra 2004/2005 uma de suas maiores quebras de produção agrícola. A causa foram as oscilantes mudanças climáticas, que tem provocado falta de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o chefe da divisão de meteorologia aplicada, Expedito Ribello, as secas chegaram no período em que os grãos necessitam de mais água para florescerem. "Os estados mais afetados têm sido o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul com a falta total de chuvas" conta. Expedito lembra que São Paulo também foi bastante afetado pela seca, ao contrário do centro e norte, onde as chuvas são abundantes.

As mudanças de clima são conseqüências das chamadas "oscilações decadais" – que promovem chuvas e secas fora da época prevista. Esses períodos de oscilações podem durar de 15 a 24 anos. "Os agricultores começam a plantar em setembro e outubro por causa da chuva. Sem chuvas, os grãos não florescem e ficam secos, mesmo com toda a tecnologia."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.