CI

Queda no preço do algodão reduz comercialização da pluma em Mato Grosso


A retração no preço do algodão em Mato Grosso desacelerou as vendas da pluma no estado. Mesmo com a medida do governo em reduzir o imposto de importação para a compra do algodão no exterior, as indústrias não avançaram com as compras. Nesta situação, o produtor tem se preocupado com o desempenho do algodão no campo, principalmente com a produtividade da lavoura. 


Os últimos dados revelados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que o preço do algodão diminuiu 8% desde o início de abril, sendo cotado a R$ 62 a arroba. A analista do Imea, Elisa Gomes, explica que diante deste cenário a tendência é o produtor se focar nos tratos culturais.

Segundo ela, as condições das lavouras de algodão seguem de forma positiva em Mato Grosso. No entanto, ela destaca que a maior preocupação continua sendo a ocorrência de ataques das lagartas, sobretudo a lagarta da maçã, o que aumenta o número de aplicações com inseticidas.


O custo com inseticida que já é R$ 670/ha na safra 2012/13, deve ser ainda mais pressionado. As previsões pluviométricas para maio, segundo a Somar Meteorologia, estão acima da média histórica, com chuvas entre 20 e 40 mm para a região de Campo Novo e Rondonópolis, o que ainda pode modificar a produtividade da safra 2012/13.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.