Quinta-feira será marcada pelo predomínio de tempo seco
CI
Imagem: Marcel Oliveira
AGROTEMPO

Quinta-feira será marcada pelo predomínio de tempo seco

Já na próxima semana, massa de ar polar na poderá provocar frio intenso
Por: -Aline Merladete

O destaque para esta quinta-feira (22/07) fica para o tempo extremamente seco em várias regiões do país. Os índices de umidade relativa do ar poderão ficar abaixo dos 20% até mesmo ao sul da região norte, onde há uma grande disponibilidade de umidade. Já em pontos do centro-oeste, sudeste e região sul, esses índices poderão se aproximar dos 10%, atingindo níveis críticos. As chuvas também diminuem no litoral do nordeste e ficam restritas ao extremo norte do país. 
 

NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa

Até sábado (24/07) não haverá mudanças significativas no tempo, cada vez mais o frio vai perdendo intensidade na região sul e as tarde ficarão mais quentes na região central e norte do país. No entanto, no domingo (25/07) as temperaturas ficarão elevadas no RS, devido à aproximação de uma nova frente fria. A expectativa é de que este sistema provoque chuvas ao sul do RS ainda na tarde de domingo. Mas ao que os modelos matemáticos estão apontando, as chuvas volumosas ocorrerão entre a tarde e noite de segunda-feira (26/07) ao norte do RS e SC, devido a maior contribuição dos Jatos de Baixos Níveis - correntes de vento em 1500 metros que trazem a umidade da região amazônica - para o sistema frontal. A tendência é para que esta frente fria continue avançando até o sul de MG no decorrer dos dias seguintes. Vale mencionar também que, na retaguarda dessa nova frente fria, há uma intensa massa de ar polar que se a sua intensidade for mantida nas próximas projeções, irá provocar novamente episódios de frio intenso. Seguimos acompanhando.


Saiba como fica o tempo de Hoje cada região: 

Região Norte

No período da manhã, as temperaturas serão amenas, próximas de 20°C, no AC, RO  e sul do AM. Porém, no período da tarde, em todos os estados da região norte as temperaturas serão elevadas. Um dos fatores que contribuem para as temperaturas acima do normal para a época do ano é o ar seco remanescente da última massa de ar polar que atingiu o país. O ar seco impede a formação de nuvens, o que deixa a superfície mais exposta para o aquecimento solar. Em algumas áreas de RO, sul do PA e TO a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo dos 20%. As chuvas ficarão ainda mais deslocadas para o norte, ficando restritas ao norte do AM, RR e AP

Região Nordeste

As instabilidades sobre o litoral nordestino diminuem de maneira geral. No litoral baiano, sobretudo no recôncavo, ainda há o resquício da última frente fria na forma de um cavado - região alongada de baixa pressão - que aliado à umidade do mar poderá provocar chuvas. Já nas demais áreas do litoral, a ocorrência de chuvas na forma de pancadas passageiras não estão descartadas, mas as chances são pequenas e com maior probabilidade de ocorrer ao norte do MA. No interior da região o tempo segue seco e com temperaturas elevadas. 

Região Centro-Oeste

O destaque fica para os baixos índices de umidade relativa do ar em toda a região, os índices sobre a região central do MS poderão ficar próximos dos 10% nos momentos mais críticos. Essa massa de ar seco impede a formação de nuvens sobre a região, e com a maior incidência do Sol, os termômetros no período da tarde estarão acima dos 30°C na região sul do MS e acima dos 35°C ao norte do MT e norte do GO. Não há previsão para chuvas nesta quinta-feira. 

Região Sudeste

O dia amanhece com temperaturas amenas na faixa leste da região, mas nada comparado com o frio intenso do começo da semana. O tempo prevalece seco, particularmente no oeste paulista, triângulo e norte mineiro, os índices de umidade relativa do ar serão baixos nestas regiões, podendo ficar próximos dos 20%, com temperaturas elevadas, acima dos 30°C nessas localidades. Já na faixa leste, os ventos do quadrante leste trazem umidade do oceano até o leste de MG mantendo uma maior variação de nebulosidade, mas sem condições para chuvas expressivas. Apesar de que nos estados de RJ e ES há a possibilidade de chuvas fracas e passageiras. 

Região Sul

Mais um amanhecer gelado sobre a região, especialmente ao sul do RS e áreas serranas de SC, e nessas áreas há a possibilidade de formação de geadas de fraca intensidade. Os índices de umidade relativa do ar serão críticos no interior do PR, podendo ficar próximo dos 10% em algumas áreas do oeste. Nos demais estados a tarde também será seca, mas não tão preocupante como no interior paranaense. Não há perspectivas de chuvas nesta quinta-feira e a tarde terá temperaturas superiores aos 23°C no oeste de SC e norte do RS, e se aproximando dos 30°C ao norte do PR. No período da noite as temperaturas diminuem, mas não tão frias quanto a noite anterior. 
 

Chuvas


Temperatura máxima 

Temperatura mínima 


Geada


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.