CI

Quinta-feira será um dia típico de Primavera

As instabilidades vão predominar no Centro-Sul, provocando episódios de chuvas intensas em algumas localidades


Foto: Marcel Oliveira

Nesta quinta-feira (07/10) o tempo sobre o país será típico de primavera. As instabilidades vão predominar no centro-sul, provocando episódios de chuvas intensas em algumas localidades e eventual queda de granizo. E em relação às temperaturas, existe um grande contraste entre a metade norte e sul do Brasil, sendo que no amanhecer desta quinta o extremo sul do país poderá registrar geadas fracas e pontuais, ao passo que é o calor que garante o tempo instável na região norte.

Para sexta-feira (08/10) a intensificação dos ventos nas camadas mais altas da atmosfera e a presença de áreas de baixa pressão, manterão o tempo instável sobre boa parte do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O sul e leste de MG, região serrana do RJ e sul do ES terão potencial para episódios de chuva intensa em curto período de tempo ao longo do período e também condições para acumulados elevados. De forma isolada, há também a condição para episódios de tempo severo, especialmente no sul de MG. Pontos do litoral de SP e norte do Estado paulista também apresentarão potencial para chuvas intensas em curto período de tempo e acumulados pontualmente elevados. Outra ampla área com potencial para chuvas intensas em curto período de tempo e de forma mais generalizada se estende do leste do AC, sul do AM, grande parte de RO, centro-oeste de MT e oeste do MS. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Para saber a previsão para a sua cidade, clique aqui.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
As projeções indicam um espalhamento das áreas com potencial de chuvas na região norte, que serão associadas ao forte calor e alta disponibilidade de umidade típicos da época do ano. Apesar da melhor distribuição das chuvas, os volumes serão baixos e na maioria dos locais, as chuvas serão na forma de temporais passageiros. Os maiores acumulados poderão ser registrados no sul do PA, sul de RO e norte do AM, com valores inferiores aos 20 mm no decorrer do dia. Sobre as demais áreas, as chuvas poderão ocorrer de forma esparsa e com fraca intensidade. No estado do TO a tendência será de um tempo mais firme, mas não são descartadas a possibilidades de temporais localmente fortes ao norte do estado. 

Região Nordeste
Com menos entrada de umidade na região nordeste em função das ondas de leste, não há ingredientes o suficiente para formar as nuvens de chuva na região. Mesmo assim, no litoral do MA, Recôncavo Baiano, litoral de  PE e PB existe uma pequena possibilidade para ocorrência de chuvas fracas e pontuais devido à influência dos ventos oceânicos. Já nas demais localidades o tempo prevalece firme, quente e com índices de umidade relativa do ar em níveis baixos nos horários mais críticos.

Região Centro-Oeste
A presença de um amplo cavado - região alongada de baixa pressão - contribui para o alinhamento da umidade da região amazônica em direção ao centro sul do país, recebendo também o suporte do ar quente e úmido dos Jatos de Baixos Níveis. Com isso, sobre o MT, MS e sul do GO existem condições para o registro de temporais acompanhados de chuvas volumosas e eventual queda de granizo, particularmente ao sul do MS. E é nesta última região onde estão previstos os maiores volumes de chuva, podendo superar os 40 mm pontualmente. Apesar da maior condição para chuvas, o leste do MT ainda registrará temperaturas elevadas. E sobre o norte do GO, a condição terá o predomínio de sol e temperaturas elevadas.

Região Sudeste
Uma área de baixa pressão na costa da região, alimentada tanto pela umidade trazida pelos Jatos de Baixos Níveis quanto pela umidade do oceano Atlântico carregada pelos ventos do quadrante leste, somam as condições propícias para ocorrência de chuvas fortes. As chuvas serão volumosas no leste e sul de MG, os acumulados poderão superar a marca dos 40 mm, e em alguns pontos do ES e no vale do Paraíba as chuvas podem se aproximar dos 20 mm no final do dia. Além disso, nestas localidades as chuvas poderão ser acompanhadas de granizo, mas de forma bastante pontual e isolado. Sobre o RJ e demais regiões de SP pode chover a qualquer momento do dia na forma de pancadas passageiras. O tempo prevalece seco ao norte de MG e tem menos condições de chuva no triângulo mineiro.

Região Sul
A atuação de uma massa de ar mais frio, associada a uma área de alta pressão, mantém o tempo firme, com temperaturas amenas ao sul do RS e nos pontos mais altos de SC. Inclusive ao amanhecer desta quinta existe a possibilidade do registro de geadas fracas e pontuais no extremo sul gaúcho. Já na metade norte de SC e PR a condição dominante é das instabilidades, que poderão ser localmente fortes e provocar chuvas volumosas no noroeste paranaense. Essas chuvas poderão ser acompanhadas de raios, vendavais e eventual queda de granizo. No entanto, os maiores acumulados previstos ficam abaixo dos 20 mm.  

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

Condição para Geada:

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.