CI

Quintais Produtivos podem garantir sustentabilidade na BA

O potencial produtivo das cidades será aproveitado para revitalizar e ampliar o programa Flores da Bahia


Rosas, gérberas, copos de leite, áster, crisântemos e murtas vão embelezar mais ainda os quintais das famílias de Maracás e Barra do Choça, referências quando o assunto é floricultura. O potencial produtivo das cidades será aproveitado para revitalizar e ampliar o programa Flores da Bahia.


A ideia é capacitar e fornecer mudas a quem possui espaço e cisterna, aumentando assim o abastecimento do mercado e a renda dos futuros pequenos produtores. O projeto piloto, batizado de ‘Quintais Produtivos’, foi apresentado pelo secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), Eduardo Salles, este mês, no município de Maracás.

Mercado – De acordo com o diretor de Desenvolvimento da Agricultura da Seagri, Almeida Júnior, a decisão de iniciar o projeto em Maracás se deve ao fato de toda a cadeia produtiva local contar com assistência técnica e envolvimento dos agricultores familiares.

"A Bahia tem mercado ainda a ser explorado, já que produzimos apenas 30% das flores subtropicais que consumimos. A experiência bem sucedida de Maracás precisa ser replicada em outros municípios integrantes do Flores da Bahia", afirma.

Para a coordenadora do Flores da Bahia, Cristiane Novaes, o pioneirismo do município e o engajamento dos governos fizeram do projeto um modelo a ser seguido. "Dos nove polos de produção, somos o único que evoluiu. Iniciamos com 25 famílias e hoje já alcançamos mais de 400 produtores. Muitos jovens se capacitam e se qualificam, e daqui montam em suas propriedades a réplica do projeto, se inserindo na atividade produtiva."


Modelo – Com investimentos de mais de R$ 1 milhão para cada projeto, o novo modelo pretende transformar os polos, com aptidão para produção de flores, em centros produtores de mudas. Segundo o secretário Eduardo Salles, a intenção é trabalhar, principalmente, com mulheres e jovens, garantindo ocupação e renda em seus municípios de origem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.