Rabanetes funcionam como cultura de cobertura
Raízes grossas de rabanete são a escolha ideal para perfuração natural no solo para reduzir a compactação

A integração de plantas de cobertura na caixa de ferramentas do agricultor pode oferecer muitos benefícios e é uma ferramenta que a natureza nos dá, de acordo com Ivan A. Dozier, CCA, Gerente de Produto de Agronomia e Análise da IntelinAir. “Pode ser difícil fazer os agricultores adotarem culturas de cobertura como várias ferramentas. Para fazer isso, precisamos entender melhor essas diferentes ferramentas e seus usos. As culturas de cobertura, como o trevo, adicionam nitrogênio ao solo, enquanto reduzem a erosão e o escoamento. E rabanetes, um ingrediente saboroso em saladas, podem ser usados para quebrar sujeira e outros trabalhos difíceis”, comenta.
“Milênios atrás, os filósofos gregos introduziram a Doutrina das Assinaturas, afirmando que a aparência de uma planta pode ser semelhante ao seu uso prático. Por exemplo, as nozes foram associadas à saúde do cérebro e o feijão aos rins. Ao pensar no rabanete como uma ferramenta, a raiz da planta poderia ser equiparada à semeadora, um tipo de cultivo natural”, completa ele.
Raízes grossas de rabanete são a escolha ideal para perfuração natural no solo para reduzir a compactação. Quando as colheitas de rabanete terminam, o rabanete e as raízes deixam grandes poros abertos no solo. Isso aumenta a aeração do solo e a infiltração de água. Junto com isso, vem mais atividade microbiana e de minhocas. “É claro que uma cultura de cobertura de rabanete para cultivo certamente faz jus a esse nome. Acontece que rabanete simples pode ser uma ferramenta bastante complexa quando usado corretamente”, diz.
“Ao escolher um rabanete e / ou qualquer outra cultura de cobertura, a consideração mais importante é selecionar a ferramenta certa para o trabalho. Por exemplo, plantar rabanete em solo argiloso mal drenado pode restringir drasticamente o crescimento da raiz necessária para vários dos benefícios. Selecionar a safra de cobertura errada é como tentar apertar um parafuso com um martelo em vez de uma chave inglesa, o que pode explicar por que alguns não veem resultados convincentes”, conclui.