CI

Raça Angus cresce mesmo com interrupção nos embarques de carne

O crescimento registrado pela Angus vem da alta das exportações brasileiras


A raça Angus registrou aumento no embarque de carne bovina no ano passado em comparação com 2005, mesmo com a interrupção de seu cliente importador. Hoje a Associação Brasileira de Angus (Aba) vende o produto somente para a Alemanha, que parou de comprar no segundo semestre por questões sanitárias e só voltou a importar em janeiro deste ano. O crescimento registrado pela Angus vem da alta das exportações brasileiras, que no ano passado aumentou 29,6% em relação ao ano anterior. Até fevereiro deste ano, a carne bovina in natura foi o destaque do complexo: 81,4% do crescimento do setor foram devido às vendas desse produto. Em fevereiro de 2006, esses embarques totalizaram US$ 766 milhões, ao passo que no primeiro bimestre do ano atingiu US$ 1,481 bilhão.

De acordo com o coordenador do Programa Carne Angus Certificada, Fernando Velloso, as perspectivas para 2007 são ainda melhores. “Para este ano teremos maior disponibilidade de cabeças para abate e ocorrerá a ampliação de unidades exportadoras do frigorífico Mercosul em Londrina (PR), Maringá (PR) e Naviraí (MS). Além disso, também fechamos uma parceria com o frigorífico Marfrig para elevar o programa de certificação e conseqüentemente os embarques”, explica Velloso. Ele também ressalta que o bom desempenho foi em razão da grande freqüência dos embarques para o país europeu. “Cada semana sai um contêiner com carne in natura para a Alemanha”, comenta.

O Programa Carne Angus Certificada, da Aba, fechou 2006 com certificação de 92,79 mil animais – acréscimo de 15,5% sobre os 80,3 mil exemplares certificados nos 12 meses do período anterior. A categoria Angus Premium, isto é, animais jovens e bem terminados (até quatro dentes), foi um dos destaques da temporada com incremento de 45,5%. Nesta quinta-feira (22-03) a Aba apresentou uma parceria com um restaurante de Porto Alegre (RS), que receberá carne certificada da associação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.