Ração animal para humano?
Entre alguns dos ingredientes estão o milho moído ou inteiro, farelo de soja, ureia, sal mineral e comum

Texto: Correspondente Iara Siqueira
Entre alguns dos ingredientes estão o milho moído ou inteiro, farelo de soja, ureia, sal mineral e comum. Sim, estamos falando da ração, sabia que se o gado fosse alimentado de forma diferente, os cereais e outras fontes utilizadas na fabricação de ração animal, fossem poupados, mais de um bilhão de pessoas no mundo poderia se alimentar?
Publicado na revista científica Nature Food, o estudo sugere que 68% da ração que alimenta as aves é feita de produtos que são comestíveis pelos humanos, além de 49% da ração de peixe e 38% da ração de suínos, são apropriados para o consumo humano. Cerca de 15% dos seis bilhões de toneladas de ração animal em todo o mundo, poderiam alimentar diretamente os humanos.
A pesquisa aponta alternativas comestíveis para os animais, que poderiam substituir parte da ração animal, entre elas: resíduos da produção agrícola como a palha, folhas e grãos de destilaria (vindos do etanol e do milho), resíduos de beterraba, caroço de algodão, produtos de farinha de osso moída, entre outros. A autora do estudo Vilma Sandstrom, da Universidade de Aalto, na Finlândia, diz “ao ter menos competição entre alimentos para humanos e gados, cerca de um bilhão de pessoas poderiam ser alimentadas”, finaliza.