Rally da Safra 2018 chega ao Rio Grande do Sul para avaliar lavouras de soja

Soja

Rally da Safra 2018 chega ao Rio Grande do Sul para avaliar lavouras de soja

Expedição visitará lavouras nas regiões do Planalto e das Missões
Por:
206 acessos

O Rally da Safra 2018, maior levantamento da safra de grãos do País, estará no Sul do Brasil a partir de segunda-feira, dia 12 de março. A Equipe 8 começa as avaliações no Rio Grande do Sul, percorrendo as regiões do Planalto e Missões, finalizando a etapa na quinta-feira, dia 15. “Enquanto a metade Sul do Estado enfrenta um das piores secas da história, a região do Planalto está prestes a colher uma safra espetacular. Isso poderá compensar a queda na produtividade do Sul do estado gaúcho”, afirma o sócio analista da Agroconsult, André Debastiani, um dos coordenadores do Rally da Safra.

Durante os quatro dias de trabalho a equipe deverá realizar amostras em lavouras nos municípios de: Nonoai, Frederico Westphalen, Sarandi, Palmeira das Missões, Horizontina, Três de Maio, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Santa Bárbara do Sul, Não-Me-Toque, Carazinho, Passo Fundo, entre outros.

A expectativa pré-Rally da Safra, a ser confirmada em campo, é de uma produção de 117,5 milhões de toneladas de soja em todo Brasil. Para o Rio Grande do Sul, a produção é estimada em 18,8 milhões de toneladas, igual à safra anterior. Já a área plantada poderá crescer 3%, chegando a 5,7 milhões de hectares nesta safra.

Roteiro

Nesta 15ª edição do Rally são 12 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o mês de março. Outras três vão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá em 500 municípios nos 13 principais estados produtores que correspondem a 95% da área de soja e 72% da área de milho: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.

Os técnicos avaliarão as condições das lavouras, população de plantas, peso médio de grãos, incidência de pragas, doenças e ervas daninhas, características físicas e nutricionais da soja, cobertura do solo, levantamento da participação de transgênicos, entre outros aspectos.

A expedição fará dez eventos regionais – com objetivo de divulgar dados da safra e apresentar cenários de mercado - e 30 cafés com produtores - para levantar expectativas sobre a safra da região e debater temas importantes para o setor. Diversas entrevistas com produtores e técnicos ao longo do percurso serão realizadas para validar as informações coletadas a campo. A estimativa é percorrer um total de 95 mil quilômetros neste ano, com aproximadamente 1500 lavouras amostradas e 3.000 produtores contatados.

As atividades em campo do Rally da Safra tiveram início no dia 15 de janeiro com a Equipe 1 no Mato Grosso. A Equipe 2 foi para as regiões Norte e Oeste do Paraná entre 22 e 24 de janeiro. Depois seguiu para o Mato Grosso do Sul cobrindo toda a região Sul até chegar a Campo Grande, finalizando a etapa no dia 27 de janeiro.

De 29 de janeiro a 3 de fevereiro, a Equipe 3 esteve na região do Sudoeste de Goiás e no Sudeste do Mato Grosso para fazer o levantamento das lavouras de ciclo precoce da soja. Já a Equipe 4 retornou ao Mato Grosso para avaliar a soja de ciclo médio e tardio na região do Médio-Norte do estado. A Equipe 5 foi ao Nordeste do Mato Grosso, finalizando o levantamento de soja no Estado.

Em seguida, a Equipe 6 percorreu Goiás e Minas Gerais entre os dias 5 e 9 de março. Técnicos da Equipe 7 estiveram nas regiões de Holambra, Itapetininga, Paranapanema, Capão Bonito e Itapeva, em São Paulo, e depois seguiram para o Centro e Sudoeste paranaense. A Equipe 9 finalizará essa etapa com foco nas avaliações de soja no Nordeste e Norte do Brasil, nas regiões do Oeste da Bahia, Sul do Piauí, Maranhão e Tocantins. Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 14 de maio e 8 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2018 chega à 15ª edição com patrocínio do Banco Santander, FMC, Monsanto, VLi, Amarok / Volkswagen, com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, Markel e WebMotors.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink