CI

Ramulária e nematoides na pauta do Dia de Campo do Algodão

Evento marca inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica em Sapezal

A ramulária é considerada a pior doença do algodoeiro e os nematoides hoje são vistos como uma das maiores ameaças ao sistema produtivo adotado em Mato Grosso, com o cultivo do algodão após a colheita da soja. Por isso ramulária e nematoides não poderiam ficar de fora do Dia de Campo, que marcará a inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Noroeste, no próximo dia 30 (sexta-feira).

Durante a manhã, pesquisadores e consultores do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) estarão recebendo produtores e técnicos em Sapezal, ao lado de representantes da Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro) e de convidados como o entomologista Walter Jorge dos Santos, considerado um dos maiores especialistas do Brasil em bicudo-do-algodoeiro.

Quatro estações serão montadas no CTDT do Núcleo Regional Noroeste e uma delas será compartilhada pelos pesquisadores Rafael Galbieri e Jean Belot. Fitopatologista do IMAmt, Galbieri falará sobre a situação da ramulária e de nematoides em Mato Grosso, com ênfase especial na região de Sapezal, que detém hoje a maior área de cultivo de algodoeiro do estado e responde por 17% da produção brasileira de pluma.

"A ramulária é um grande problema neste núcleo regional e os nematoides estão preocupando também. Nosso objetivo é gerar informações e novas ferramentas de controle para esses e outros problemas a partir da regionalização das pesquisas, graças à implantação dos Centros de Treinamento e Difusão Tecnológica em diferentes regiões produtoras de Mato Grosso", afirma Galbieri.

O pesquisador vem realizando um trabalho de coleta de fungos causadores da ramulária em diversas regiões produtoras de algodão, por meio de um projeto financiado pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). Segundo ele, nas lavouras de Sapezal foi  identificado isolado do fungo capaz de quebrar resistência de algumas cultivares.

Todas essas informações serão levadas ao público do Dia de Campo e, em seguida, o melhorista do IMAmt Jean Louis Belot apresentará as perspectivas para os próximos 10 anos em termos de novas variedades de algodoeiro, com ênfase na resistência aos fungos causadores da ramulária e a alguns nematoides.

"Eu farei um Raio X dos problemas e Belot indicará algumas opções de manejo dentro do melhoramento genético", explica Galbieri.

Em outra estação do Dia de Campo, os materiais do IMAmt disponíveis para o plantio na safra 2017/18 serão apresentados por Marcio de Souza, coordenador de Projetos e Difusão de Tecnologias do IMAmt, Antonio Neto e Ueverton Rizzi, ambos da Comdeagro.

A programação do Dia de Campo, que será iniciado às 7h30 com inscrições e café da manhã, inclui outras duas estações: na Estação 3, o tema será o monitoramento do bicudo do algodoeiro, o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico do Algodão (GTA) do Núcleo Regional Noroeste e o manejo de destruição de soqueira, medida considerada fundamental para o controle dessa e outras pragas. O pesquisador Edson Andrade Junior e o assessor técnico regional Renato Tachinardi receberão os visitantes, ao lado do consultor Walter Jorge dos Santos. Controle biológico e manejo das principais pragas serão os temas da Estação 4, sob a responsabilidade dos pesquisadores Carlos Marcelo Soares e Jacob Crosariol Netto.
 
Inauguração - A solenidade de inauguração do CTDT do Núcleo Regional Noroeste - o quinto de uma série de unidades instaladas pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e pelo IMAmt nas principais regiões produtoras do estado -  está marcada para meio-dia e será seguida de almoço, a ser servido no local. 

Os outros quatro CTDTs, inaugurados nos núcleos regionais Norte (Sorriso), Sul (Rondonópolis), Centro (Campo Verde) e Médio Norte (Campo Novo do Parecis), entre outubro de 2015 e setembro de 2016, já estão em pleno funcionamento, com a realização de cursos, treinamentos, e atividades de desenvolvimento e difusão de novas tecnologias.

Hoje o Núcleo Regional Noroeste é responsável hoje pela maior área de cultivo do algodão em Mato Grosso: na safra 2016/17, essa região cultivou 162 mil ha de um total de 626 mil ha cultivados no estado. De acordo com as estimativas de produtividade da Conab, nas fazendas dos municípios de Sapezal e Campos de Júlio deverão ser colhidas cerca de 257 mil toneladas de pluma.
 
Serviço
O que: Inauguração do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Noroeste e Dia de Campo do Algodão
Quando: 30 de junho (sexta-feira), a partir das 7h30
Onde: Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Centro Ampa/IMAmt – Rodovia BR-364, sentido Sapezal/Brasnorte, Km 1100, à direita, em frente à Fazenda Encantado

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.