CI

Rebanho cearense deve ser imunizado contra aftosa

Dose deve ser aplicada em mais de 2,5 milhões de bois e búfalos do estado


Dose deve ser aplicada em mais de 2,5 milhões de bois e búfalos do estado

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa no Ceará ocorre durante todo o mês de maio nas propriedades rurais do estado. Com um rebanho de 2,5 milhões de cabeças, o estado luta para aumentar a cobertura vacinal, que ficou em 86,16% do total de animais na última etapa de 2010, em novembro.


De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) no Ceará, Vicente Feitosa, o ministério tem promovido ações educativas entre os criadores para garantir o sucesso da campanha. A estratégia consiste em distribuição de material (cartazes, folders, panfletos), divulgação em emissoras em rádio e TV e palestras durante todo o mês.

Vicente Feitosa explica que o Serviço de Saúde Animal cearense trabalha de forma mais intensa na área em que existe uma indústria de fabricação da vacina contra a doença no estado. “Animais de 11 propriedades, em cinco municípios (quase 3 mil bovinos), não podem receber a dose porque participam do teste da fabricação da vacina. Por isso, eles recebem atenção especial”, destaca.


Os produtores têm até 15 de junho para entregar o comprovante da vacinação do rebanho em uma das 25 Unidades Veterinárias Locais ou em um das 131 Escritórios de Atendimento à Comunidade. A entrega do documento é obrigatória.

O último caso de febre aftosa no Ceará foi notificado em abril de 1997. O estado é classificado como de risco médio para a doença desde 2009, assim como a maior parte do Nordeste (exceto Bahia e Sergipe que são livres da doença com vacinação). O rebanho cearense representa 1,23% do total nacional, que tem mais de 208 milhões de cabeças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.