CI

Recanto conta 50 anos de extensão rural

Espaço idealizado pela Emater em 2,2 mil metros quadrados repassa a história da evolução da produção agrícola gaúcha


Em 20 minutos de passeio pelo Recanto Temático, que marca os 50 anos da extensão rural no Rio Grande do Sul, em Não-Me-Toque, o visitante pode conhecer ciclos econômicos, de 1780 aos dias de hoje. A história está montada em 2,2 mil metros quadrados dentro do parque da Expodireto Cotrijal 2005, em Não-Me-Toque. A viagem ao passado começa com o ciclo do couro (1780), chega ao do charque (1820), continua com o da madeira (1860) e cruza pelo da uva (1880).

Nos espaços internos do Recanto Temático, o período da fabricação da farinha de mandioca, o início das atividades agrícolas, a derrubada de matas, o mau uso do campo que empobreceu o solo, o êxodo rural e a criação da Ascar em 1955 estão presentes na exposição de peças antigas ou em maquetes. Segundo o coordenador do espaço, Luiz Ataides Jacobsen, o ambiente foi criado para resgatar a história do crescimento da economia produzida pelo meio rural. "O local proporciona ao visitante um comparativo da tecnologia apresentada na feira com os sistemas utilizados no desenvolvimento econômico do campo em décadas passadas", disse Jacobsen.

A Ascar surgiu em 1955 com a finalidade de aumentar o rendimento do homem do campo, bem como seu lado social, elevando a qualidade de vida nas propriedades rurais. "A entidade levou ao interior a conscientização da necessidade da preservação do solo, popularizou o uso de calcário, difundiu a utilização dos filtros de água feitos com barro, mostrou a importância da privada higiênica.

A preocupação central sempre foi com a produção agropecuária, mas sem nunca deixar de lado a questão social e a preservação do meio ambiente", disse o coordenador. A Emater-RS conta atualmente com 2.274 funcionários que atuam em 482 municípios gaúchos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.