Recomposição de preço do frango vivo não cobre evolução de preço do milho
CI
Imagem: Pixabay
PECUÁRIA

Recomposição de preço do frango vivo não cobre evolução de preço do milho

À primeira vista, a recuperação de preço obtida pelo frango vivo está sendo suficiente para repor as perdas
Por:

À primeira vista, a forte recuperação de preço obtida pelo frango vivo nos 16 primeiros dias de negócios de março corrente está sendo suficiente para repor as perdas acumuladas pelo setor, permitindo até – pelo ritmo observado – acompanhar a evolução de preços do milho, principal matéria-prima do frango.

De fato, comparando-se os valores médios registrados nas três primeiras semanas do mês com aqueles vigentes na média de março de 2021 constata-se que, frente a um aumento de cerca de 10% nos preços do milho, a cotação do frango vivo foi corrigida em mais de 20%.

Mas não só isso, pois comparativamente aos preços de dois anos atrás, frango vivo e milho registraram evolução de preço muito semelhante: 72% o frango vivo; 70% o milho. Aparentemente, pois, há um empate técnico.

Porém, a grande diferença surge ao se colocarem frente à frente os preços atuais com aqueles vigentes há três anos, ou seja, em março de 2019. Porque, se – nos 36 meses desde então decorridos – o frango vivo teve sua cotação corrigida em 75%, o preço pago pelo avicultor pela saca de milho aumentou quase o dobro. Ou nada menos que 143%.

Mantida a paridade de preços lá atrás observada (em março de 2019, 74,80 sacas de milho por tonelada de frango vivo), este deveria ser comercializado em março corrente por cerca de R$7,84/kg. Como alcançou média de R$5,65/kg, fechou as três primeiras semanas de março a pouco mais de 70% desse valor.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.