CI

Reconhecido sistema de controle de mosca-das-frutas em PE

Publicada portaria ampliando número de cidades que possuem ações para evitar praga


Mapa publica portaria ampliando número de cidades que possuem ações para evitar a praga em mangueiras

O Sistema de Mitigação de Risco (SMR) para mosca-das-frutas em cultivos de mangueira (Mangifera indica) nas cidades pernambucanas de Belém de São Francisco, Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


A validação desta forma de controle da praga está na Instrução Normativa nº 13, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 31 de julho. O texto revoga a Instrução Normativa SDA nº 23, de 27 de junho de 2011, pois acrescenta a cidade de Lagoa Grande à lista de municípios que possuem o SMR.

As quatro medidas do Sistema de Mitigação de Risco da Mosca-das-Frutas em cultivos de mangueira são o registro das unidades produtoras e inscrição das unidades de produção, monitoramento e controle da praga nas propriedades, certificação fitossanitária de origem e tratamento hidrotérmico dos frutos. O agricultor deverá optar pela aplicação de, no mínimo, duas.


Saiba Mais

A mosca-das-frutas ou mosca-da-carambola é originária da Malásia e Indonésia e foi encontrada no Suriname em 1985. Chegou à Guiana Francesa em 1989 e, em 1996, surgiu o primeiro foco no Brasil, no município de Oiapoque, no Amapá. Em 2007, a praga apareceu na fronteira do Amapá com o Pará, mas foi erradicada em 2008. Atualmente, a mosca pode ser encontrada em Roraima e Amapá, pois esses estados fazem fronteira com a Guiana e Guiana Francesa, onde a praga está presente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.