CI

Recorde mundial de produção de leite é quebrado durante a Fenagro 2011

Média alcançada pelo animal foi de 50,197 quilos/dia


Insistência, da Bahia, e Iaiá, de Goiânia, batem recorde mundial nas categorias Vaca Jovem e Vaca Adulta durante torneio leiteiro da Fenagro 2011


A Bahia conquistou seu primeiro recorde mundial de produção de leite, no torneio leiteiro que acontece durante a 24ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador. O título foi conquistado pela vaca Insistência, da raça Gir, na categoria Vaca Jovem, que, como o próprio nome dela já diz, garantiu a vitória depois de sucessivas tentativas do criador José Geraldo Vaz Almeida, da fazenda Belo Horizonte, localizada no município de Amargosa.


A média alcançada pelo animal na competição foi de 50,197 quilos/dia, ultrapassando o recorde antigo que era de 49,393 quilos/dia. “Essa conquista é resultado de um ano de trabalho, com manejo alimentar adequado, ração balanceada, reprodução na época certa, entre outros inúmeros cuidados dia após dia. Ficamos felizes não apenas por esse título valorizar o nosso trabalho e o nosso rebanho, mas, sobretudo, por fortalecer o nome da Bahia na produção de leite mundial”, avalia o pecuarista vencedor José Geraldo. Agora, Insistência, que tem 47 meses, está entre as três melhores vacas do mundo, como uma doadora de elite.

Outro animal, dessa vez na categoria Vaca Adulta, também atingiu um novo recorde na competição. A vaca Iaiá, da raça Gir alcançou a marca, conferida a partir da média de ordenha nos três dias do concurso, de 59,163 quilos, superando, e muito, o antigo recorde mundial que era de 52,793 quilos ao dia. Em comemoração ao feito, o criador Dilson Cordeiro da Fazenda Vila Rica, em Goiânia, foi parabenizado ao som de Zeca Pagodinho, cuja canção de sua autoria inspirou o nome da premiada vaca. Ao término do concurso, os criadores recordistas foram banhados com o leite da última pesagem.

Ambos associam a vitória à genética animal e à prática diferenciada de manejo. O torneio leiteiro da raça Gir, que encerrou hoje, contou com a participação de 22 animais inscritos, mas a competição ainda segue na Fenagro com os animais da raça Girolando, que começou hoje e segue até sexta-feira. O torneio leiteiro da raça Girolando contará com a participação de oito animais. Serão três ordenhas diárias programadas para as 6h, 14h e 22h.


Os torneios leiteiros da Fenagro buscam mostrar o potencial do animal e conferir a linhagem mais produtiva. Dos 1,1 mil bovinos expostos na feira, as raças com aptidão leiteira Gir e Girolando participam da exposição com 350 e 162 animais, respectivamente. Por ser um concurso oficial, o status ganho com a premiação em troféus vai constar no histórico e entra para a vida produtiva do animal. Uma vaca vencedora pode ter seu valor de venda multiplicado em até 100 vezes. O leite acondicionado em tanque de resfriamento será doado para creches de Salvador.

A Fenagro é uma realização das associações de criadores de animais da Bahia, representadas pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), Associação dos Criadores de Nelore da Bahia (ABCN) e Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador da Bahia (ACCMMB). O evento conta ainda com as parcerias do Ministério da Agricultura (Mapa), do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), e dos bancos do Nordeste (BNB) e do Brasil (BB). A feira ainda tem o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, do sistema Faeb/Senar, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sebrae, Petrobras e Dow Agroscience Pastagens.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.