CI

Recorde nas exportações de milho em novembro

Maior volume registrado no Mato Grosso para esse período na série histórica da Secex


Foto: Nadia Borges

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) em 6 de dezembro, as exportações de milho originárias de Mato Grosso atingiram a marca de 3,66 milhões de toneladas em novembro de 2023, estabelecendo o maior volume registrado para esse período na série histórica do órgão.

De acordo com o relatório emitido pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no acumulado anual de janeiro a novembro de 2023, as remessas de milho do estado atingiram um total de 25,19 milhões de toneladas, refletindo um aumento de 18,81% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Comparado com o volume total de 2022, o aumento foi de 2,55%. Esse crescimento é resultado da expansão para novos mercados, especialmente a China, além do incremento na produção da safra 2022/23.

A China se destacou como o principal comprador em novembro de 2023, importando 1,14 milhão de toneladas, o equivalente a 31,30% do total das exportações desse mês. Diante desse panorama, as projeções do Imea apontam para o envio de um total de 31,23 milhões de toneladas para outros países na safra 2022/23.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.