CI

Recordista 5/8 produz 90kg de leite na MegaLeite

Vaca é filha de Aftershock, um dos touros mais famosos da bateria Leite Europeu da ABS


Terminou nesta quinta-feira (23/06) um dos Concursos Leiteiros mais esperados do ano: o torneio da MegaLeite. A feira, que estreia este ano em Belo Horizonte (MG), registrou uma nova recordista: a vaca Capitu FIV Agro SD, que produziu média de 90,108kg de leite/dia. 

A fêmea 5/8 que levou o título de Grande Campeã do Torneio Leiteiro de Girolando é filha de Aftershock, um dos touros holandeses mais famosos do Catálogo da empresa.         “É muito leite. Quase dois latões. Sem dúvida, representa muito bem a consistência da genética da nossa bateria”, comenta o técnico do Departamento Leite da ABS, Helder Ruy. Vale destacar que, com esse desempenho, Capitu passa a ser a nova recordista (entre as vacas 5/8) de todas as edições da MegaLeite. O animal pertence ao expositor João Domingos Gomes dos Santos, de Luiziânia (GO)

Além dela, outas duas representantes da genética ABS também se destacaram no Concurso Leiteiro, ambas filhas do rei Teatro (um dos touros mais importantes da raça Gir Leiteiro).  Entre elas, a vaca Liberdade FIV Teatro que conquistou o Campeonato 1/4 com média de 69,5 kg de leite, recorde da categoria na feira. “Esse é mais um resultado que Teatro acumula, se mostrando cada vez mais não só líder de pista, como também de latão”, destaca Helder Ruy, lembrando que o reprodutor também teve uma progênie classificada como Reservada Campeã na categoria ½ sangue, com 82kg de leite.

Ao todo, 24 fêmeas Girolando participaram do Concurso Leiteiro da MegaLeite 2016 entre o período de 20 a 23 de junho. 

Pista de julgamentos. Raul Andrade, gerente do Departamento Técnico Leite da ABS, comenta que este ano a pista de julgamentos está muito pesada, com participação de grande número de animais e todos com qualidade superior. “E nessa competição muito disputada, a ABS se destacou fazendo o Grande Campeão Touro Jovem”, informa. Máximus Brenda Gerard Rancho do RO tem genética fechada ABS. “Mais um filho de Brenda, que é Teatro, mostrando toda sua capacidade genética em produzir ótimas progênies”, acrescenta, ressaltando que o touro foi contratado pela ABS e em breve estará com sêmen disponível no mercado. 

Vale lembrar que outra progênie de Brenda com touro Aftershock conquistou o título de Reservada Fêmea Jovem. O gerente destaca ainda que, na categoria 5/8, chamou atenção a grande quantidade de filhas do Sabiá, touro da bateria ABS que foi provado este ano pelo teste de progênie.


2 anexos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.