CI

Recuperação das chuvas prepara terreno na Índia

“Uma boa monção é uma espécie de passaporte para melhor colheita”


A recuperação das chuvas criou condições ideais para a agricultura durante o resto do ano na Índia, com o plantio acelerado e muito mais água nos reservatórios, que, segundo autoridades, levariam a produção de alimentos a registrar este ano.  As chuvas em agosto foram 35% acima do normal até agora, o que melhorou ainda mais o plantio da safra e encheu os principais reservatórios com 25% a mais de água do que a média de 10 anos. 

Isso completa a reviravolta da situação das fazendas que parecia sombria em junho, quando as autoridades estavam planejando medidas de alívio da seca, já que a chuva era um terço menor do que o normal e os reservatórios estavam esgotando em um período que eles normalmente preenchem para atender às necessidades pós-monção. Agora as condições estão prontas para uma boa colheita do kharif, safra de verão e safras agrícolas mais altas, o que por sua vez deve impulsionar a demanda da temporada festiva e até certo ponto reviver as vendas de veículos, ouro e bens de consumo em uma economia onde as empresas ficaram nervosos com a fraca demanda. 

“Uma boa monção é uma espécie de passaporte para melhor colheita”, disse o comissário de agricultura, SK Malhotra. “Conseguimos uma produção recorde de grãos alimentícios no ano passado. Este ano também esperamos o mesmo”, completa ele. 

Dados divulgados pelo ministério da agricultura na sexta-feira mostram que o plantio de oleaginosas é quase o mesmo que no ano passado, o algodão está 5,6% maior, enquanto pulsos e grãos grosseiros são 3,5% menores. O plantio de arroz é 11% mais baixo, fazendo com que a semeadura total das culturas seja 4% menor do que no ano passado, o que representa uma grande melhora em relação ao déficit de 12,5% em junho. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.