CI

Recuperação do setor de cana pode começar pelo etanol

Divulgação das revisões nos indicadores de produção sucroenergética



Mesmo depois de sinalizar um déficit de 2,46 milhões de toneladas de açúcar no mercado externo para a safra 2014/2015, o presidente da consultoria Datagro, Plínio Nastari, divulgou no dia (4/9) revisões nos indicadores de produção sucroenergética e afirmou que "a recuperação do setor deve começar pelo etanol e, então, caminhar para o açúcar".

De acordo com as novas projeções, a produção do biocombustível no Centro-Sul será de 24,02 bilhões de litros, contra os 23,3 bilhões de litros estimados no primeiro semestre deste ano.

Já o açúcar deve chegar a 32,8 milhões de toneladas, ante as 34,2 milhões de toneladas produzidas no período de 2013/2014. A commodity já chegou a ser estimada em 33,2 milhões de toneladas para este ano safra.

Nastari afirma que mercado açucareiro internacional ainda está muito estocado e nem os índices de exportação para a China foram suficientes para dar ânimo às projeções. Segundo o presidente, o Brasil responde por 73,2% de total de açúcar importado pelos chineses. Das 3,38 milhões de toneladas embarcadas, 2,47 milhões de toneladas são dos produtores brasileiros.

"Foi interessante o ministro [da Fazenda] Guido Mantega ter sinalizado um reajuste da gasolina ainda este ano. Em paralelo, a frota de carros flex está crescendo e já atingiu 22,3 milhões de veículos", destaca Plínio.

Dados da consultoria mostram que a defasagem no preço do biocombustível, na última semana de agosto, chegou a 14,6%. Para o presidente, o produto é competitivo, mas sofre com as medidas que beneficiam a gasolina e a interferência cambial.

Além disso, o Senado Federal aprovou, nesta semana, a Medida Provisória (MP) 647, que aumenta o percentual da mistura de etanol anidro na gasolina, de 25% para 27,5%. Agora, a delimitação sobre o aumento depende apenas da sanção da presidente Dilma Rousseff.

"A aprovação do aumento da mistura reduziria a necessidade de importação de nafta e de gasolina pela Petrobras, vendida no mercado doméstico abaixo do preço internacional. Desde 2011, a companhia importou quase nove bilhões de litros de gasolina gerando um déficit à balança comercial do País", explica a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), em nota.

Segundo a entidade, o setor sucroenergético, desgastado pela crise, se beneficiaria com o aumento da demanda interna de etanol anidro superior a um bilhão de litros.

"Essa aprovação pode impulsionar o mercado de etanol e levar os produtores a investirem no biocombustível", completa o presidente da Datagro.

Vale ressaltar que o programa de testes para o aumento da mistura é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com acompanhamento permanente dos Ministérios da Indústria, Comércio e Desenvolvimento (MDIC), da Agricultura (Mapa), entidades como o Inmetro, Petrobras, e dos setores sucroenergético e automotivo.

Mercado externo

No mês de agosto, segundo a Datagro, foram exportadas 2,3 milhões de toneladas de açúcar, quedas de 7% em relação ao mês anterior e de 30% quando comparado ao mesmo período de 2013. No acumulado do ano, cerca de 14 milhões de toneladas foram embarcadas, recuo de 13% no comparativo anual.

Já o etanol embarcou cerca de 948,9 milhões de litros no acumulado do ano, contra mais de um bilhão de litros exportados no mesmo período de 2013.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.