CI

Região Noroeste Colonial define atuação no combate à aftosa


A Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado, juntamente com entidades do setor agropecuário da região Noroeste Colonial, definiu as estratégias que serão utilizadas para o combate à aftosa na região, em reunião ontem (29), na Fepagro. Conforme o coordenador regional da Agricultura, Antônio Bandeira, serão formadas duas frentes de trabalho, que atuarão no combate à aftosa nas regiões de fronteira e nas regiões onde já houve focos de aftosa. Nos demais municípios serão formados comitês com a sociedade civil organizada. ? Estes comitês serão o embrião do combate à aftosa?, diz Antônio Bandeira.

Na região, será formada uma frente de trabalho que irá atuar nos municípios de Crissiumal, Tiradentes do Sul, Esperança do sul e Derrubadas, todos na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. Outra frente será formada para atuar nos municípios de Augusto Pestana e Jóia, na área de 3km de raio dos focos principais da doença no ano 2000. Nestes municípios, o trabalho será realizado em forma de mutirão, entre os servidores da secretaria da Agricultura e Abastecimento. A vacinação será realizada ou presenciada pelos técnicos do Estado. Nos demais 26 municípios serão formados ou reativados os comitês que trabalharam no combate à doença nos anos anteriores.

O coordenador adjunto da Agricultura, responsável pela coordenação da vacinação na região Celeiro, Moacir Zucolotto, informa que a nova etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado inicia no dia 1º de agosto. A expectativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento é realizar a campanha em 30 dias. Nesta etapa, serão vacinados apenas os bovídeos - bovinos e bubalinos - com menos de 24 meses de idade, já que o restante dos animais está protegido até janeiro de 2003 pela cobertura vacinal atingida nas últimas campanhas. De acordo com a SAA, cerca de cinco milhões de animais devem receber a dose.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.