CI

Região Norte recebe 21 cursos gratuitos do Senar/SC

Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam produtores rurais em 10 municípios


Foto: Pixabay

Durante o primeiro mês do ano, os produtores rurais da região norte catarinense terão 21 cursos gratuitos em 10 municípios. As capacitações são promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 125 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão medidas preventivas estabelecidas pelos órgãos de saúde para o combate do novo coronavírus.

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No norte, o destaque é para treinamentos sobre Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos, Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos, Irrigação - Aplicações, Manejo e Fertirrigação e Primeiros Socorros.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, os treinamentos são definidos conforme demandas regionais colhidas pelo Senar e pelas entidades parceiras nos municípios. O planejamento é anual e aborda as principais necessidades dos produtores. “São cursos rápidos que oportunizam aos agricultores novos negócios, além do complemento da renda familiar. Eles acontecem mensalmente em todas as regiões do Estado”.  

Segundo o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, são realizados, em média, 300 treinamentos por mês em Santa Catarina. “Neste ano, devido à pandemia, eles exigem uma série de medidas preventivas, como redução no número de participantes, distanciamento e uso de máscaras e álcool em gel. É um trabalho importante do Senar, que fortalece nossas cadeias produtivas e melhora a vida dos trabalhadores”, destaca Pedrozo.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.