CI

Regras ampliam opção de registro de biológicos

A IN traz três regras para agentes biológicos de controle e uma para agente microbiológico


Foto: Pixabay


O Ministério da Agricultura, publicou nesta quarta-feira (18), novas especificações de referência que podem ampliar as opções de registro de novos defensivos agrícolas biológicos e microbiológicos no país. A Instrução Normativa nº 109 traz três regras para agentes biológicos de controle e uma para agente microbiológico com foco em novos produtos de controle de pragas, com uso aprovado para agricultura orgânica. 

As especificações são referência para as empresas seguirem quando forem registrar produtos para orgânicos. Esses registros têm prioridade e são analisados e aprovados em menos de seis meses. 

Entre as novas especificações aprovadas hoje está a ER 44, da vespinha parasitoide Neochrysocharis formosa, para o controle da larva-minadora (Liriomyza sativae), alvo biológico que ainda não havia sido contemplado em nenhuma especificação de referência e que afeta culturas como batata, melancia, melão, pimentão e Ttomate.

Dois outros alvos inéditos em especificações são o ácaro vermelho das palmeiras (Raoiella indica) e o ácaro-branco (Polyphagotarsonemus latus), que aparece em culturas como como uva e maçã, que agora fazem parte da ER 45 e estão na mira do ácaro predador Neoseiulus barkeri. Na ER 46, Neoseiulus idaeus, também um ácaro predador, aparece como opção para o controle do ácaro-rajado (Tetranychus urticae), responsável por prejuízos em grande número de culturas, entre elas abacate, abacaxi, abóbora, abobrinha, acerola, algodão, amendoim e azeitona.

No caso dos agentes microbiológicos, a novidade fica por conta do fungo Trichoderma harzianum (isolado IB19/17), da ER 47, capaz de controlar outro fungo (Sclerotinia sclerotiorum), causador da doença “mofo-branco” e um verdadeiro desafio para quem produz de hortaliças a grãos, passando por frutas e ornamentais. Com mais de 40 itens autorizados na lista de outros ingredientes, a ER 47 abre espaço para o registro de produtos com diferentes formulações. 

Além das quatro novas especificações de referência, outras três foram republicadas. Na ER 16 do ácaro predador Stratiolaelaps scimitus, foi incluído o segundo alvo biológico, Frankliniella occidentalis - uma espécie de tripes que ataca plantas de diferentes famílias botânicas por todo o país. As outras duas republicações são da ER 25 (bactéria Bacillus subtilis, isolado UFPEDA 764) e da ER 27 (Bacillus methylotrophicus, isolado UFPEDA 20), que agora contam com maior número de substâncias na lista de outros ingredientes permitidos e com a possibilidade de nova formulação. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.